Mais de 3,6 mil cestas básicas já foram entregues pela Prefeitura à população

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Mais de 3,6 mil cestas básicas já foram entregues pela Prefeitura à população

As políticas públicas de assistência social foram reforçadas no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). A Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Seads), entregou mais de 3,6 mil cestas básicas a população em situação de vulnerabilidade social desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Somente na quarta-feira (02), véspera de feriado nacional de Corpus Christi, 130 cestas garantiram a alimentação de dezenas de moradores em vulnerabilidade social.

A primeira-dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Priscila Dourado, explica que a ação tem por objetivo minimizar os efeitos sociais da pandemia, sobretudo às pessoas que mais necessitam.

“A determinação do prefeito Gustavo Melo é para garantirmos a segurança alimentar das famílias em maior vulnerabilidade, levando atenção e, claro, alimentos. A equipe da secretaria tem empreendido esforços diários para atender a demanda, que tem se tornado crescente”, asseverou.

Somente em 2020, segundo dados do sistema da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, 2.520 famílias foram beneficiadas com cestas básicas. No mês de novembro ocorreu o maior fluxo de entrega com 416 unidades. Nos primeiros cinco meses de 2021, 1.088 famílias já foram atendidas.

Segundo a secretária, todo esse trabalho é possível graças o investimento em recursos próprios da prefeitura, ao apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria do Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), e de parceiros, que voluntariamente doam cestas básicas para serem entregues a famílias, todas cadastradas no banco de dados da secretaria.

“É uma junção de esforços. A prefeitura, com o apoio do governo, através da primeira dama Virgínia Mendes, do governador Mauro Mendes, da secretária Rosamaria Carvalho e a participação da sociedade civil que contribui com nosso trabalho, podemos alcançar cada vez mais pessoas”, enfatiza.

Além de cestas básicas, famílias carentes também recebem kits de alimentos com verduras e legumes advindos de aquisição junto a agricultores familiares do município por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma parceria entre o município, o Ministério da Cidadania e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).