logo

Maio Laranja chega às unidades de ensino com palestras educativas em Alto Araguaia


Campanha tem como objetivo dar visibilidade e conscientizar a população sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantil

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

123 Acessos

Maio Laranja chega às unidades de ensino com palestras educativas em Alto Araguaia

Os estudantes da rede municipal de Educação em Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) estão recebendo durante todo o mês de maio, palestras educativas alusivas à Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Mais conhecida como Maio Laranja, a campanha será trabalhada em toda a cidade e, neste ano, terá uma programação especial dentro das unidades escolares da zona urbana e rural, inclusive com atividades lúdicas. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS), por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS), Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Conselho Tutelar.

As atividades começaram dia 13 e seguem até o próximo dia 27 de maio.

“Estaremos visitando todas as escolas. Temos muitas atividades, entre elas palestras lúdicas e panfletagem com pit stop. As crianças e adolescentes são o principal alvo dessa campanha tão importante. E a escola é uma porta de entrada para que possamos trazer para perto deles [alunos] esse assunto. A partir do conhecimento vamos garantir a segurança e o bem-estar das nossas crianças e adolescentes”, ressalta Jéssica Lima, coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS).

Durante o mês de maio, mais de 1,5 mil crianças e adolescentes atendidos pela rede municipal de ensino serão atendidos pelas palestras e atividades de conscientização sobre o Maio Laranja. Nesta quinta-feira (16) será realizada também uma carreata e um pit-stop de conscientização sobre a campanha.

testeeee

Para entender se a criança está sofrendo algum tipo de violação de direitos é importante a família estar atenta aos sinais, por exemplo, se ela mudou o comportamento de uma hora para a outra. O primeiro passo é procurar o Conselho Tutelar ou ligar no (66) 9 9611-9542, que é a porta de entrada para garantir os direitos da criança e do adolescente, o disque 100, onde a denúncia pode ser anônima e o CREAS ou ligar no 3481-1006.

HISTÓRICO
Em 3 de agosto de 2022, por meio da Lei nº 14.432, foi instituída a campanha Maio Laranja, a ser realizado no mês de maio de cada ano em todos o território nacional. O 18 de maio é definido como Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade a respeito da gravidade e atenção a este tipo de crime. O símbolo da campanha é a gérbera, uma flor de cor laranja. A planta foi escolhida por ser muito popular no país e pela sua fragilidade e vulnerabilidade.