Maio Laranja chega às unidades de ensino com palestras educativas em Alto Araguaia

Campanha tem como objetivo dar visibilidade e conscientizar a população sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantil

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

Os estudantes da rede municipal de Educação em Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) estão recebendo durante todo o mês de maio, palestras educativas alusivas à Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Mais conhecida como Maio Laranja, a campanha será trabalhada em toda a cidade e, neste ano, terá uma programação especial dentro das unidades escolares da zona urbana e rural, inclusive com atividades lúdicas. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS), por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS), Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Conselho Tutelar.

As atividades começaram dia 13 e seguem até o próximo dia 27 de maio.

“Estaremos visitando todas as escolas. Temos muitas atividades, entre elas palestras lúdicas e panfletagem com pit stop. As crianças e adolescentes são o principal alvo dessa campanha tão importante. E a escola é uma porta de entrada para que possamos trazer para perto deles [alunos] esse assunto. A partir do conhecimento vamos garantir a segurança e o bem-estar das nossas crianças e adolescentes”, ressalta Jéssica Lima, coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS).

Durante o mês de maio, mais de 1,5 mil crianças e adolescentes atendidos pela rede municipal de ensino serão atendidos pelas palestras e atividades de conscientização sobre o Maio Laranja. Nesta quinta-feira (16) será realizada também uma carreata e um pit-stop de conscientização sobre a campanha.

testeeee

Para entender se a criança está sofrendo algum tipo de violação de direitos é importante a família estar atenta aos sinais, por exemplo, se ela mudou o comportamento de uma hora para a outra. O primeiro passo é procurar o Conselho Tutelar ou ligar no (66) 9 9611-9542, que é a porta de entrada para garantir os direitos da criança e do adolescente, o disque 100, onde a denúncia pode ser anônima e o CREAS ou ligar no 3481-1006.

HISTÓRICO
Em 3 de agosto de 2022, por meio da Lei nº 14.432, foi instituída a campanha Maio Laranja, a ser realizado no mês de maio de cada ano em todos o território nacional. O 18 de maio é definido como Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade a respeito da gravidade e atenção a este tipo de crime. O símbolo da campanha é a gérbera, uma flor de cor laranja. A planta foi escolhida por ser muito popular no país e pela sua fragilidade e vulnerabilidade.