Maia Neto reforça importância de conselhos municipais em Alto Araguaia

Maia Neto reforça importância de conselhos municipais em Alto Araguaia
Alto Araguaia, MT – A campanha educativa Volta às Aulas 2013, promovida pelo Departamento de Estado de Trânsito (Detran), prefeitura de Alto Araguaia e Polícia Militar, sob o tema “Aprenda essa lição: quem respeita o trânsito merece nota 10”, foi encerrada nesta sexta-feira (14/03). A semana voltada para educação no trânsito foi aberta na segunda-feira (11/03), durou quatros dias e beneficiou todas as escolas da rede urbana municipal. Com olhares atentos, intensa participação e respondendo questionamentos dos palestrantes, os alunos mostraram conhecimento sobre o tema. [caption id="attachment_19205" align="alignleft" width="319"]Imagem 051 Várias escolas da rede urbana de ensino foram atendidas pelo projeto[/caption] A última escola atendida foi a Adalcy da Conceição Rodrigues, no Bairro Bom Bosco. A campanha é voltada aos alunos, pais de estudantes e professores das escolas públicas e privadas de ensino. Sua metodologia adotada é amparada em palestras educativas e blitze cênicas no entorno das unidades escolares. Nestas ocasiões os motoristas são abordados, recebem materiais e são orientados sobre cuidados básicos no trânsito como uso de capacete - no caso de motocicletas -, e cinto de segurança para os condutores de veículos. A educação do aluno para o trânsito tem reflexo imediato e também contribui para a formação dos futuros motoristas, motociclistas e ciclistas. Na Escola Municipal Maria Júlia de Almeida, a diretora Kátia Almeida e demais professores e profissionais montaram um espaço que simulava uma rua, com meio-fio, fixas de pedestres, semáforos, sinalização horizontal e vertical que chamou a atenção das crianças e impressionaram os técnicos do Detran. A semana foi proveitosa. A secretária de educação, Abilene Bastos de Queiróz, acredita que os alunos, futuramente, serão mais conscientes no trânsito após a campanha. “Sem contar as próprias famílias, visto que as crianças acabam educando os pais. Acreditamos ainda que o material deixado pelos profissionais do Detran pode ser utilizado em sala de aula por meio de projetos, brincadeiras e demais atividades”, cita. A proposta educativa do Detran foi bem aceita pelas crianças da rede de ensino. O que mais chamou a atenção dos alunos foram os vídeos. O gerente de educação para o trânsito, Noel Paulino Almeida, avaliou positivamente as atividades desenvolvidas durante a semana. “Foram palestras em três faixas de idade: de cinco a nove anos, de 9 a 12 anos e no ensino médio. Estamos educando nossas crianças e conscientizando-as sobre os riscos e cuidados que devem ser tomados com o trânsito”, disse. Também participaram da ação o chefe da 7ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Alto Araguaia, Silvio Maia, capitão do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM) Fernando Augustinho e professores da rede municipal de ensino.