Maia Neto propõe reunião com Silval em encontro do Movimento Pró-Logística do Ariranha

Alto Araguaia, MT – O município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) foi o maior beneficiado com a rodada de audiências que o prefeito Maia Neto (PR) teve com o governador de Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB) nesta terça (19) e quarta-feira (20/02) no Palácio Paiaguás em Cuiabá. O assunto mais comemorado na pauta, sem dúvida, foi à reafirmação da presença do governador do Estado no lançamento das obras da MT-100 no trecho até Ponte Branca. [caption id="attachment_18619" align="alignleft" width="319"]_MKT5020 Prefeito de Alto Araguaia, Maia Neto, ao lado do governador Silval Barbosa durante audiência[/caption] As obras neste trecho devem começar entre final de abril e início de maio de 2013. Mais do que ajudar no escoamento da produção agrícola e fomento ao turismo na região, a pavimentação da MT-100 representa a interligação direta e a redução do tempo de viagem entre os municípios de Alto Araguaia, Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu, Barra do Garças, Araguaiana e Cocalinho. A vinda de Silval Barbosa para lançar as obras da MT-100 ainda no primeiro quadrimestre do ano representa um novo capítulo na história da região. A última vez que um governador veio ao município lançar empreendimentos foi na inauguração do terminal de cargas da Ferronorte. À época, o Estado era administrado pelo atual senador Blairo Maggi (PR). “Com certeza é um momento histórico para Alto Araguaia e região. O lançamento das obras de pavimentação será um novo marco de desenvolvimento e progresso para todos os municípios”, disse o prefeito. A pavimentação da MT-100 colocará a região no centro das atenções, incluindo-a totalmente na rota de grandes investidores, visto que os municípios interligados pela estrada são grandes produtores de grãos, além de dispor de um vasto rebanho bovino. O trecho da MT-100 entre os municípios de Alto Araguaia a Alto Taquari voltou a ser tema durante a audiência nesta quarta. O assunto foi tratado numa ação entre os prefeitos Maia Neto e Maurício Joel de Sá (DEM). Silval reafirmou que em breve o trecho de 66 km entre as duas cidades receberá obras emergenciais de tapa-buraco. Delegacia Regional permanece O prefeito Maia Neto ainda solicitou ao governador Silval Barbosa a manutenção do funcionamento da Delegacia Regional de Polícia Civil em Alto Araguaia, que atende também os municípios de Alto Garças, Araguainha, Ponte Branca e Alto Taquari. Eram grandes os rumores sobre uma possível transferência da unidade para Rondonópolis, distante 208 km de Alto Araguaia. O prefeito Maia Neto justificou junto ao governador, que a permanência da unidade em Alto Araguaia é de importância estratégica em função de garantir a ordem e a segurança à população. “Esse assunto [de transferência] é dado como encerrado. O governador nos garantiu que a delegacia permanece em Alto Araguaia”, diz Maia Neto. Aterro sanitário é discutido Depois de reuniões técnicas em Alto Taquari e Alto Garças, os prefeitos Maia Neto, Maurício Joel de Sá e Cezalpino Mendes Teixeira Júnior, o Pitucha, de Alto Garças, estiveram com o governador Silval Barbosa para discutir a implantação de aterro sanitário na região. Os prefeitos aproveitaram a ocasião para explanar acerca dos problemas que o lixo produzido nas cidades vem provocando ao meio ambiente por falta de aterro sanitário adequado. Aproveitaram ainda para afirmar que estão empenhados em buscar uma solução. O governador prometeu apoio para implantação do projeto que beneficiará os três municípios. “Os três prefeitos estão envolvidos e conseguiram este projeto. Quem ganha, sem dúvida, é a região”, pontuou o prefeito, acrescentando que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) vai propor a melhor localização para implantação do aterro.