Maia Neto lamenta morte de Homero Pereira: “um grande líder em defesa de Alto Araguaia”

Novo horário começa no domingo, dia 20, e termina dia 16 de fevereiro de 2014. Portanto adiante seu relógio em uma hora [caption id="attachment_24609" align="alignleft" width="319"]DSC04060 É necessário ficar atento e adiantar o relógio em uma hora[/caption] Alto Araguaia, MT – A população de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) deve ficar atenta e adiantar o relógio em uma hora a partir da zero hora deste domingo (20/10). Isso porque ficou definido que o município vai aderir ao horário de verão 2013 a fim de se evitar transtornos diversos, já que o vizinho município de Santa Rita do Araguaia (GO) vai seguir o novo horário. O horário de verão será adotado no país pela 39ª vez, sendo a 29ª de forma consecutiva. Em 2008, foi editado o Decreto 6.558 que estabeleceu regras duradouras para a aplicação do horário de verão, como a área de abrangência e época para início e término. Com isso ficou estabelecido que o horário de verão será aplicado nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, incluindo o Distrito Federal. O início do horário de verão dar-se-á sempre no terceiro domingo de outubro e encerramento no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. O encontro que definiu que os dois municípios seguirão o horário de verão aconteceu na manhã desta sexta-feira (18/10) e reuniu os prefeitos de Alto Araguaia, Maia Neto (PR-MT) e de Santa Rita do Araguaia, João Batista Gomes (PSDB-GO), bem como secretários municipais das duas cidades, representantes da educação, do comércio e ainda o vereador-presidente da Câmara de Alto Araguaia, Wanderalques de Castro, o Wando, (PR); demais vereadores Sylva Maia (PTB), Evanilson Fagundes, Guilhermino Berigo e Nelcy Pio Peron (ambos do PT) e Rosimeiry Lopes (PR). O objetivo do município de Alto Araguaia, até então, era de não aderir ao horário de verão, visto que já adota do horário oficial de Brasília em Mato Grosso, a exemplo de vários outros municípios na região do Vale do Araguaia. A decisão, porém, foi tomada para se evitar transtornos com o transporte escolar, transações bancárias, atendimento médico, escalas de trabalho de pessoas que atuam nas duas cidades, entre outros fatores, o que geraria inúmeros prejuízos aos moradores tanto de Alto Araguaia quanto de Santa Rita. O calendário do horário de verão 2013/2014 tem início a partir da meia noite deste domingo (20/10) e se prolonga até dia 16 de fevereiro de 2014. Serão 119 dias, 14 a menos do que a última edição, em 2011, considerada a mais longa, com 133 dias. “Os dois municípios vão seguir o mesmo horário visando não prejudicar vários órgãos, bem como a estrutura de funcionamento dos mesmos. A decisão aqui tomada nesta reunião é para não prejudicar a coletividade, visto que a comunidade dos dois municípios seria a mais prejudicada em caso de horários distintos”, destacou o prefeito João Batista Gomes, de Santa Rita do Araguaia. O prefeito Maia Neto (PR) não escondeu sua preferência em não adotar o horário de verão, mas pensando no bem coletivo, na estrutura funcional de entidades, empresas e órgãos financeiros bem como nos transtornos para a comunidade, acredita que a decisão tomada entre os dois municípios foi sensata. “O município de Alto Araguaia vai seguir o horário de verão visando evitar transtornos maiores para as duas cidades e também para a população local. Eu, particularmente, preferiria não aderir ao horário de verão, mas para não prejudicar a maioria, optamos por aderir. Portanto, reforçamos mais uma vez que é necessário adiantar o relógio em mais uma hora”, disse Maia Neto.