Alto Araguaia, MT – Depois de realizar o curso de fabricação caseira de produtos de limpeza e higiene, a parceria entre prefeitura do município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Sindicato Rural Patronal, possibilitou a abertura de mais um curso. É o de manejo e conservação de solo que está com as inscrições abertas e que será realizado de 27 a 31 de janeiro. Serão apenas 15 vagas.
Os interessados em se inscrever devem procurar o Sindicato Rural Patrol, na Rua Silvio José de Castro Maia ou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. As inscrições são gratuitas. O curso terá de 40 horas aula, entre teoria e prática.
[caption id="attachment_25779" align="alignright" width="319"]
Curso terá carga horária de 40 horas [/caption]
Entre os pré-requisitos para participar do curso o interessado tem que ter mais de 18 anos de idade, produtor ou trabalhador rural. A programação prevê vários itens teóricos, entre eles saúde e segurança no trabalho, meio ambiente, formação e composição dos solos, coleta e análise de solo, acidez e calagem do solo, fertilidade do solo, degradação do solo, aptidão e classificação de solos, práticas conservacionistas, modelos práticos para demarcação de curva de nível, custos de manutenção e de recuperação de solo e ainda avaliação de treinamento.
Os participantes do curso de conservação de solo ainda receberão material teórico, além de bonés e camisetas. As aulas do curso serão ministradas na própria sede do Sindicato Rural. As aulas práticas ainda terão local a ser definido. Os participantes receberão certificado de 40 horas válido em todo Mercosul.
“É mais uma possibilidade de qualificação. Então os interessados podem nos procurar ou ir até o Sindicato Rural que daremos a informações necessárias. É mais uma parceria da prefeitura com o SENAR e Sindicato Rural que tem por objetivo promover a qualificação”, disse o secretário de meio ambiente de Alto Araguaia, Jefférson Luiz Berigo.
Foto: Lenine Martins/Secom-MT