Iniciada demarcação de trilhas para implantação de Horto florestal em Alto Araguaia

Novo espaço ficará na região conhecida como Matilha, na área central da cidade

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

O município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) deve ganhar um horto florestal na região conhecida como Matinha, na área central da cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Gustavo Melo (PSB). Na sexta-feira (01) foram realizados os trabalhos iniciais de demarcação das trilhas. O trabalho é realizado por servidores da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semapa).

Também está sendo realizado o levantamento florístico e topográfico do terreno. O projeto seguirá conceitos de sustentabilidade e conservação do meio ambiente, incluindo a preservação das espécies nativas vegetais. Serão construídas pontes nas trilhas, um mirante com cerca de 8 metros, hall de entrada, cercamento da área e estacionamento aos visitantes. As intervenções no espaço serão mínimas, segundo o prefeito Gustavo Melo.

“O projeto é inovador. O objetivo é tornar o espaço referência para visitação e para desenvolvimento de programas ambientais junto a alunos da rede municipal e estadual de ensino. Queremos criar um novo espaço de convivência social para ser utilizado pela população e potenciais visitantes”, disse o prefeito.

O trabalho na sexta-feira (1) envolveu o secretário de Agricultura e Meio Ambiente João Dias; engenheiro florestal Emílio Antônio Gomes; o servidor e universitário de agronomia Gustavo Morais; gerente administrativo da Semapa, Amélia Freitas; a biotecnologista Ana Laura; arquiteto Cacildo Hugueney e o gerente da empresa DRW, Renato Lopes. O trabalho de demarcação das trilhas deve ser concluído essa semana.