logo

Hospital Municipal de Alto Araguaia é reinaugurado com presença de médicos fundadores, profissionais da saúde, autoridades, parceiros e população


Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

2977 Acessos

Hospital Municipal de Alto Araguaia é reinaugurado com presença de médicos fundadores, profissionais da saúde, autoridades, parceiros e população

Marcada por depoimentos e presença de médicos fundadores, profissionais da construção civil, autoridades, servidores, parceiros e população, o Hospital Municipal de Alto Araguaia (415km de Cuiabá) “Deputado Cacildo Hugueney”, foi reinaugurado nesta sexta-feira (14). Com investimentos em recursos próprios no valor de R$ 190 mil, o prédio passou por readequação do pronto atendimento, criação de uma sala de urgência e emergência, reforma do centro cirúrgico, implantação de um espaço de convivência para os pacientes, sala de estabilização, mudança de layout interno e externo, novo piso e pintura em geral.

“Não vão encontrar apenas uma fachada bonita. Vão encontrar um hospital totalmente revitalizado com equipamentos modernos, adquiridos através de parcerias e de emendas por meio de deputados estaduais, federais e senadores”, frisou o prefeito Gustavo de Melo Anicezio (PSB) durante discurso. Com a reforma, o gestor citou ainda o aumento da qualidade no atendimento. “Temos um corpo de médicos excelente. Já tivemos muitos problemas no passado pelo não repasse de recursos do Estado. Não temos mais. Esta reinauguração representa uma virada de página na história da saúde do município”, disse.

Para o vice-prefeito Freud Fraga dos Santos, a nova estrutura é a garantia de mais conforto para quem mais precisa de atendimento. “Momento ímpar. Avaliamos com muita alegria dada a grandeza da obra, a quantidades de equipamentos. O hospital há muito tempo necessitava desses investimentos”, diz.

Representando o governador de Mato Grosso Mauro Mendes, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, parabenizou a iniciativa. “Tem que ser comemorada e copiada. Uma demonstração de gestão eficiente e determinação do prefeito Gustavo ao melhorar e modernizar a estrutura. O hospital, além de atender Alto Araguaia, atende mais quatro municípios. Está de parabéns”.

O ex-senador e CEO da Euca Energy Gilberto Goellner disse que é preciso trazer a fábrica de celulose para o município. “Agora temos um hospital à altura. Com esta obra é de salutar que cada vez mais Alto Araguaia tem condições de receber o investimento da futura fábrica”, afirma.

“Uma reforma importante. Tem que investir na saúde pública, mas sabemos que também não é fácil manter uma estrutura como essa. Alto Araguaia merece esse investimento”, citou o deputado estadual Max Russi (PSB). O parlamentar Thiago Silva falou do trabalho em cobranças junto ao governo do Estado para manter os repasses em dias, além da destinação de emendas ao município.

Para o ex-deputado federal e atual suplente senador Fábio Garcia ver os resultados dos recursos destinados ao município é de se comemorar. “Parabenizo o prefeito Gustavo Melo, toda administração, assim como todos os parceiros que colaboraram nesta excelente obra. Fico feliz e grato, como deputado federal, ter contribuído”, frisa.

Ao pontuar que a reforma foi importante e visível, o médico clínico geral, Inácio Jesus Ferreira, cita as melhorias. “Mudança drástica! Novo piso, pintura, novos leitos, ares-condicionados, novos aparelhos, enfim. Com isso poderemos oferecer um serviço de mais qualidade para a população e teremos mais tranquilidade no desempenho do nosso trabalho”, comenta. “A primeira vez que vejo realmente uma reforma substancial que muda a cara do hospital, da saúde em Alto Araguaia”, citou o médico ginecologista, José Luiz Zachini.

Com 15 anos de atuação no hospital, a servidora Cibele Mudeh comemora os investimentos na saúde. “A cada dia que passa temos suporte para atender os pacientes. É gratificante saber que teremos uma qualidade melhor para atender. Não basta ter apenas conhecimento se não tiver estrutura, equipamentos. É uma conquista para todos”, resume.

“Um sonho em ver que o hospital hoje tem uma estrutura adequada para atender na urgência e emergência, além de novos aparelhos para auxiliar. Primeiro temos que dar condição de trabalho para os funcionários trabalhar para também exigir dele uma assistência de qualidade”, frisou a coordenadora da enfermagem, Daiane da Costa Nunes.

 Também participaram da solenidade, o assessor parlamentar do deputado federal Juarez Costa, Marco Aurélio; representantes do deputado estadual João Batista; a juíza de Direito da Comarca de Alto Araguaia, Drª Marina Carlos França; prefeito de Araguainha, Silvio José, o Silvinho; secretário de Saúde de Santa Rita do Araguaia representando a prefeita Tânia Salgueiro; secretário de Administração de Alto Taquari representando o prefeito Fábio Garbúgio, Osmar Batistussi; vereadores de Alto Araguaia; representantes do Rotary e Casa da Amizade; representantes das lojas Maçônicas União do Araguaia e Cavaleiros da Liberdade; e secretários municipais.

PRIMEIROS PROFISSIONAIS - Com 50 anos de profissão na área da medicina, Sebastião Ferro de Moraes, um dos fundadores do hospital no ano de 1976, prestigiou a reinauguração. “É uma satisfação muito grande retornar aqui. É uma cidade que considero parte da minha vida”, diz. Ferro conta que o hospital, até então denominado Eula Márcia Ferro, foi construído como hospital particular. “Trabalhamos por muito tempo, depois ele veio a ser comprado pelo governo do Estado e repassado ao município”.

Além de Sebastião Ferro, diversas outras personagens que marcaram história também estiveram presentes na solenidade de reinauguração. Entre eles os médicos Demilson Serafim, Sebastião Higino da Costa, João Batista de Rezende, além do bioquímico Amado Barbosa de Jesus, da enfermeira Lourdes Maria de Carvalho e o técnico de raio-x, Orlando Gomes. Na ocasião todos receberam uma placa em homenagem pela história e serviços prestados no município.

Também marcaram presença, os profissionais que atuaram na construção do hospital, como o pedreiro Justino Anjo da Silva e o técnico responsável pelo cabeamento de toda estrutura do prédio, Wagner Alves Gouveia.

HOMENAGENS – As homenagens também se estenderam aos familiares do Deputado Cacildo Hugueney, o qual o hospital municipal recebe o nome e à Rosangela Hugueney Gomes, homenageada pelo projeto do Rotary Club e Casa da Amizade a qual fez doação de equipamentos para o hospital. Em discurso a filha do homenageado, Dina Maria Thereza, lembrou das conquistas de seu pai ao conseguir trazer para o município o primeiro hospital, além da atuação na política com diversos investimentos. Placas com biografia de ambos os homenageados in memoriam foram instalados no hospital.

PARCEIROS - Durante a solenidade, o prefeito Gustavo de Melo Anicezio enalteceu agradecimento a todos os parceiros. A unidade recebeu por meio do Rotary Club e Casa da Amizade, 15 camas, 15 colchões, 15 poltronas reclináveis e aparelho respirador mecânico, por meio de projeto desenvolvido junto ao Poder Judiciário e Ministério Público. Ainda tiveram como parceiros a Associação Comercial e Empresarial do município (Aceaia), Lojas Maçônicas Cavaleiro da Liberdade e União do Araguaia, além de empresas da iniciativa privada, como Ara Construtora, Euca Energy e Sejê Comunicação Visual.