Gustavo Melo entrega títulos definitivos de propriedade a moradores do Bairro da Cohab em Alto Araguaia

A entrega da documentação foi possível por meio de uma parceria entre prefeitura e Governo de Mato Grosso.

Por Marcos Cardial | Assecom / AIA

Assecom/AIA

Dezenas de moradores do Bairro da Cohab no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) foram contempladas com o título definitivo da casa própria. A entrega da documentação foi possível por meio de uma parceria entre prefeitura e Governo de Mato Grosso, por meio do Programa ‘Endereço Certo’ criado pela Agência de Fomento Desenvolve MT. A solenidade ocorreu da tarde dessa quinta-feira (26) na Escola Municipal Maria Júlia de Almeida. O prefeito Gustavo Melo (PSB) afirmou que a ação está devolvendo sonhos e dignidade aos araguaienses contemplados que aguardavam há três décadas para concretizar a regularização fundiária de seus imóveis.

Durante a entrega o chefe do executivo de Alto Araguaia anunciou que encaminhará para Câmara de Vereadores Projeto de Lei propondo a isenção do ITBI no primeiro registro às famílias beneficiadas pelo programa. “Estamos corrigindo uma desigualdade social imobiliária histórica na cidade. A realização deste sonho é fruto de muito trabalho, de vontade política e de responsabilidade de como conduzimos a máquina pública. É com muita alegria que participamos deste evento. Estamos devolvendo a dignidade aos moradores destes imóveis da Cohab. Serve de estímulo para os demais. É com compromisso que corrigimos esse erro histórico”, disse o prefeito.

Representando o governador Pedro Taques (PSDB), o presidente da Desenvolve Mato Grosso, José Adolpoho Avelino Vieira, disse que os sonhos das famílias em Alto Araguaia estão se concretizando porque o prefeito Gustavo Melo priorizou a ação e tem vontade política para resolver os problemas de regularização fundiária devolvendo a cidadania e dignidade aos beneficiários.

“O que faltava era vontade política. Através de determinação do Governo do Estado estamos resolvendo problemas e mudando a vida dessas pessoas. Cada depoimento que ouvi de moradores que estavam a 38 anos esperando nos deixou muito feliz. Era preciso olhar para as pessoas que realmente fazem o nosso Estado. Combinei com o prefeito Gustavo Melo que retornarem a Alto Araguaia para efetuar a entrega de outros títulos de propriedade”, prometeu.

Amilton José de Jesus foi o primeiro morador a receber o título definitivo de propriedade. Ele aguardava pelo documento há 27 anos. “É um dia de muita alegria. Foram quase 30 anos de espera para ter esse título. É muita alegria e satisfação. A gente até não acreditava mais”, disse.

Para a moradora Janete Pampoline de Oliveira receber o documento é uma alegria ‘muito grande’. Segundo ela, a espera de 30 anos chegou ao fim. “Agora é nosso. É um grande sonho. Não só meu, mas de todo pessoal da Cohab. É muita alegria. Agora quero ampliar minha casa. Agora posso dizer que é minha, realmente é minha”, comemora ela.

Professora da rede pública municipal de ensino Marta Inês Mendonça Borges também esperava pelo título há 25 anos. “Foram muitas noites de sono perdidas por conta da preocupação. Reformei a casa e as pessoas falavam que eu iria perder tudo que fiz. Muitas vezes chorei. Quando recebi os documentos das mãos do prefeito eu disse a ele que estava com vontade de chorar de felicidade. É uma conquista muito grande. Foram muitas promessas. É muita felicidade e uma sensação de liberdade. É meu”, comemora a professora.