Gustavo Melo e prefeitos do sudeste de Mato Grosso se reúnem com governador Mauro Mendes para discutir logística e infraestrutura

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Ana Clara (Estagiária) | Assecom AIA

Com a proposta de promover parcerias entre prefeituras e o governo de Mato Grosso, o prefeito de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) Gustavo Melo (PSB) deu início ao Movimento Regional de Infraestrutura Logística do Sudeste de Mato Grosso. Denominado Log.Sudeste, o primeiro encontro do movimento no município realizado no final de semana (23), contou com a presença do governador Mauro Mendes, além dos prefeitos Claudinei Singolano (Alto Garças), Humberto Bortolini (Itiquira), Antônio Leite Barbosa (Tesouro), Humberto Domingues (Guiratinga), Humberto Nogueira (Ponte Branca), Ronivon Parreira (Ribeirãozinho) e Silvio José de Morais (Araguainha).

O objetivo geral é buscar alternativas para investimentos em logística e infraestrutura na região sudeste do Estado. O movimento abrange a MT-299 de Alto Araguaia a Itiquira, MT-462 na região do Paraíso em Alto Araguaia e a MT-481, a MT-465 em Alto Araguaia e Alto Taquari, MT-100 entre Alto Araguaia e Barra do Garças, MT-100 que liga Alto Araguaia a Alto Taquari (sob responsabilidade da Via Brasil), e a MT-110 passando por Guiratinga e Tesouro.

As cidades envolvidas são responsáveis por produzir cerca de 1.330.707 toneladas de milho, 1.526.827 toneladas de soja em uma área cultivada de 928.240 hectares, além de abrigar 975.967 cabeças de gado.

O chefe do executivo de Alto Araguaia disse que “a proposta é empreender forças entre os prefeitos para facilitar e canalizar parcerias”. Ainda, segundo Gustavo Melo, “terá como plataforma o modelo de parceria público-privada (PPP) visando a execução de obras de pavimentação para ligar rodovias estaduais não pavimentadas à BR-364”, finaliza.

“Os municípios tem feito manutenção não só nas MTs como nas pontes do Estado. E o que nós estamos reivindicando é o que o prefeito Gustavo tem cobrado, onde precisamos de qualquer ajuda que vier do Governo, seja em convênios para recuperação de pontes ou em óleo diesel para recuperar e manter as rodovias”, disse o prefeito de Tesouro, Antonio Leite Barbosa, ao frisar e reconhecer as dificuldades de Mato Grosso e seus municípios.

O governador Mauro Mendes pontuou que é fundamental que os consórcios da região voltem a funcionar ou funcionem efetivamente onde já está instalado. “O nome do jogo é fazer mais com menos. É cada um ajudar com um pouco, pedir ajuda dos produtores para executar. É neste espirito que achamos que vamos conseguir melhorar alguns problemas”, declara. Ainda, no que tange a infraestrutura, Mendes reforçou que a prioridade do governo é retomar obras que estão paralisadas em cada município e, na sequência, investir nas PPPs.

Também presente na reunião, o deputado estadual Xuxu Dal Molin expôs a parceria entre municípios para pavimentação em rodovias no norte de Mato Grosso. “Os municípios têm que ser proativos. Fizemos parceria por meio de consórcio e as PPPs foram fundamentais para que conseguíssemos realizar a obra”, destaca.

Pecuarista a 25 anos no município, Sebastião Chaves de Carvalho diz que o movimento é animador e que trará benefícios. “É toda uma região que necessita pois é de difícil acesso. Ficamos otimistas, não víamos um grande movimento como esse. O trabalho que o Gustavo Melo tem feito é fundamental. A união faz a força. Ele [prefeito] está de parabéns pois está buscando a união, parcerias”, reforça.

Nos dias 4 e 5 de abril, os prefeitos voltam a se reunir com o governo de Mato Grosso. O encontro será realizado no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.