Gustavo Melo e Freud Fraga discutem obras de infraestrutura e regularização fundiária em Cuiabá

Por Marcos Cardial | Assecom / AIA

Obras de infraestrutura rodoviária na região de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) foram assuntos discutidos pelo prefeito Gustavo Melo (PSB) e pelo vice-prefeito Freud Fraga (DEM) em rodada de reuniões com o governador Mauro Mendes (DEM), chefe de gabinete da vice-governadoria Adair Moreira e com o secretário de Infraestrutura (SINFRA) Marcelo Oliveira. Também entraram na pauta assuntos de regularização fundiária rural com o presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Francisco Serafim de Barros.

A intenção da agenda marcada pelo prefeito e vice-prefeito de Alto Araguaia foi mostrar para as autoridades a necessidade urgentemente de regularização fundiária rural por meio do Programa Varredura e a retomada das obras de pavimentação da MT-100 entre Alto Araguaia e Ribeirãozinho, a pavimentação da MT-462, na região do Paraíso num trecho de 28km, da MT-299, que liga a Itiquira totalizando 90km e ainda a MT-110, que liga a BR-364 ao município de Guiratinga. Ainda, o prefeito propôs parceria com o governo para construção de um aeroporto no município de Alto Araguaia.

Sobre a MT-100, o secretário da SINFRA, Marcelo Oliveira, assegurou que as obras serão retomadas brevemente. Ele marcará uma agenda para estar na região e acompanhar de perto a situação.

O prefeito Gustavo Melo e o vice-prefeito Freud Fraga mostraram aos representantes do Governo do Estado a importância dessas obras de pavimentação para formar um corredor logístico interligando essas MT’s à BR-364, principal corredor de escoamento das commodities agrícolas até o terminal ferroviário em Alto Araguaia. Em relação a MT-110, entre Alto Garças e Guiratinga, o objetivo é fazer com que a produção de grãos da região, hoje escoada por meio da BR-070 até Rondonópolis, seja direcionada para o terminal araguaiense encurtando distâncias, o que tende a reduzir o custo do frete. O Governo do Estado sinalizou positivamente e sugeriu a formação de uma Parceria Público-Privada (PPP-Social) mais investimentos do Governo para execução de obras de infraestrutura.

A construção do contorno viário de 12 km para ligar a BR-364 a MT-100 também foi esplanada pelo prefeito e vice-prefeito na rodada de reuniões na capital. O objetivo é desafogar o trânsito de veículos pesados dentro do perímetro urbano, bem como dar agilidade na circulação de caminhões com a futura implantação de um condomínio industrial em Alto Araguaia.

No período de tarde, o prefeito e o vice-prefeito participaram de uma reunião na Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT) onde foi apresentado o projeto de instalação de uma fábrica de celulose. O governador Mauro Mendes, senadores, deputados federais e estaduais, secretários e outras autoridades estaduais confirmaram participação.

Também participaram dos encontros o prefeito de Araguainha (MT), Silvio José de Morais Filho , o Silvinho, deputado Juarez Costa, o deputado federal Juarez Costa, o assessor do deputado Marco Aurélio, sócio da Euca Energy, Gilberto Goellner, José Marcos, sócio-diretor da Euca Energy, o engenheiro civil Antonio Côrtes e o empresário e produtor Valdir Niedermeier.