Grupos atendidos pelo Nasf de Alto Araguaia participam de atividades físicas

Atividades aconteceram no Parque Ecológico Municipal Atanael Farias da Costa.

Por Kálita Skilof | Assecom/AIA

Grupos atendidos pelo Nasf de Alto Araguaia participam de atividades físicas

Foto: Lucas Machado

Nesta quinta-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Alto Araguaia (MT), através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), realizou uma manhã de atividades físicas no Parque Ecológico Municipal Atanael Farias da Costa. A ação envolve grupos de hipertensos, diabéticos, homens e mulheres atendidos nas cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

De acordo com o fisioterapeuta do Núcleo, Maciel Peruchi, as atividades são diárias. “Hoje realizamos exercícios de alongamentos no corpo todo para trabalhar os músculos”, diz. Ele ainda alerta que os cuidados não devem ser tomados só quando tem a prática das atividades, mas também precisam fazer parte da rotina de cada pessoa para manter o bem-estar.

Além da prática, foi oferecido uma palestra com a fonoaudióloga do município sobre os cuidados com a voz, no intuito de ampliar orientações quanto a qualidade de vida. “Trabalhamos alguns cuidados, como tomar água, a importância de mastigar corretamente e ainda uma dinâmica sobre questão de memória”, explica Shirley Luz Gomes Lopes, fonoaudióloga.

A integrante, Maria Lúcia fala que a ação além de importante, é uma forma de estímulo para o grupo. “É muito importante, nós somos bastante incentivados. Aqui a gente conversa, ri, brinca, interage e se exercita. É tudo muito bom, e a alegria de todos é contagiante e nos ajuda a seguir”.

Nair Gomes da Silva, também analisa o evento com grande relevância. Segundo ela, é muito bom estas atividades, pois colaborou na melhoria da sua saúde. “Quero continuar nessa jornada. Eu estou feliz”, pontua.

SERVIÇOS

Para participar das atividades com acompanhamento profissional, o interessado deve procurar a unidade de saúde mais próxima. No atendimento, os enfermeiros darão as informações quanto aos dias e horários das atividades.