Grupo da Melhor Idade de Alto Araguaia conclui curso de artesanato

Grupo da Melhor Idade de Alto Araguaia conclui curso de artesanato
[caption id="attachment_20998" align="alignleft" width="314"]DSC02461 O plantio de mudas de espécies nativas do cerrado fez parte das Comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente[/caption] Alto Araguaia, MT – O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (05/06), foi marcado por diversas atividades nos quadrantes no planeta. E para marcar a data no município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, reuniu alunos para um ciclo de palestras e plantio de mudas de árvores típicas do cerrado mato-grossense. A iniciativa visa conscientizar jovens e estimular práticas ambientais para o cuidado com a natureza. As atividades visando marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente foram deflagradas ainda na noite de terça-feira (04/06). O diretor-presidente da Associação Cultural Ecológica Nascente do Araguaia e Taquari (ACENA) e gestor ambiental Nelsoney da Costa Marques, conduziu palestra sobre resíduos sólidos junto a acadêmicos do primeiro semestre de Gestão Ambiental da Universidade Norte do Paraná (Unopar). Plantio de mudas: crianças conscientes de seu papel Um dia de céu aberto e temperatura amena. O Dia Mundial do Meio Ambiente teve um clima totalmente propício para o desenvolvimento das atividades em Alto Araguaia. A euforia tomou conta de dezenas de crianças das escolas estadual Maria Auxiliadora e municipal José Inácio Fraga que foram as escaladas para efetuar o plantio de dezenas de mudas de árvores típicas do cerrado durante as atividades que celebraram o Dia Mundial do Meio Ambiente no município. O palco escolhido para o plantio das mudas de espécies como Ipê Roxo, Jacarandá, Aroeira entre outras foi o Parque Ecológico Atanael Farias da Costa. As crianças não esconderam a felicidade em efetuar o plantio. Para muitas, foi à primeira árvore que plantaram. A pequena Iasmyn Carolina, de 11 anos, do 5º ano da Escola Estadual Maria Auxiliadora, não só plantou sua primeira árvore como destacou a importância de se preservar o meio ambiente. “Temos de preservar. É importante cuidarmos de nossas árvores, não desmatar”, disse. A professora Sandra Rosimeire, da Escola Estadual Maria Auxiliadora, destacou que os alunos desenvolvem atividades voltadas para o meio ambiente em sala de aula e visando justamente a data, foram confeccionados cartazes sobre o tema e a importância de se preservar. Em sala de aula, os alunos também participam de teatro e fazem coreografias. “Esse trabalho de campo vem a reforçar o aprendizado. Veio num bom momento, pois alia teoria a prática. Nada mais justo que fazermos isso justamente no Dia do Meio Ambiente”, destacou. O plantio de mudas desenvolvido em Alto Araguaia tem três vertentes. A primeira delas é garantir uma maior arborização e embelezamento do Parque Ecológico, que já é bem servido de árvores e local de caminhada em finais de tarde e início de manhãs dos araguaienses. O segundo ponto é contribuir para balancear o clima, além de absorver o gás carbônico. O último deles é envolver as crianças no plantio justamente para despertar o interesse pelo meio ambiente. “O plantio de árvores é uma ação que estamos fazendo em diversos pontos do município. Com comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente resolvemos promover este plantio de mudas no parque municipal. Porém, esse trabalho será contínuo em Alto Araguaia”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Jéfferson Luiz Berigo.