Gratuito, mais 100 pacientes atendidos em Mutirão Oftalmológico recebem óculos pela Prefeitura de Alto Araguaia

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Mais 100 óculos de grau doados pela Prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) foram entregues aos pacientes atendidos pelo Mutirão Oftalmológico, realizado em junho deste ano. Com esta nova remessa, já são aproximadamente 300 unidades entregues aos moradores. Além do acessório o município também já encaminhou 58 pacientes para cirurgias de catarata e pterígio. O mutirão teve parceria do Consórcio Regional de Saúde e Justiça Comunitária, através do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

O prefeito Gustavo Melo participou da entrega realizada na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta segunda-feira (05). “Este é um trabalho voltado para a prevenção e o cuidado com a nossa comunidade. Oferecemos além dos exames os óculos e a cirurgia para que estas pessoas possam ter mais qualidade de vida. Este é o nosso papel e daremos continuidade nesta ação”, fria o gestor.

Dona Isabel Teodora Dias, 57 anos, sofre há 10 anos com problemas de glaucoma, ela e suas duas filhas foram atendidas no Mutirão e cada uma contemplada com um óculos de grau. “Não teríamos condições de fazer o exame e os óculos. Agora vai melhorar para nós. Estou muito feliz pois nunca recebemos um tratamento assim. A saúde tem nos atendido muito bem”, conta.

Conforme o prefeito municipal, já está no planejamento da Secretaria de Saúde a promoção de mais um mutirão para o próximo ano. “Assim como nós zeramos a fila até a data final do mutirão, para o próximo ano faremos mais uma edição para contemplar a fila reprimida na Central de Regulação. Este é um trabalho de parceria em benefício da população”, finaliza.

O Mutirão Oftalmológico objetiva diagnosticar e prevenir doenças como catarata, glaucoma, pterígio e outros problemas relacionados a visão. A última edição atendeu em quatro dias 591 pacientes do município.