Gestantes atendidas pela Assistência Social recebem kits maternidade

Por Lissa Izabely | Assecom AIA

Gestantes atendidas pela Assistência Social recebem kits maternidade

A Prefeitura de Alto Araguaia, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS), realizou nesta segunda-feira (31) a entrega de mais seis kits maternidade. As gestantes estão com o parto agendado no Hospital Municipal Deputado Cacildo Hugueney para agosto. O benefício faz parte do Programa Cegonha Araguaiense. Além do kit, as mamães receberão fraldas descartáveis durante seis meses, por meio do projeto municipal Mundo das Fraldas.

Criado pela primeira dama e secretária de Assistência Social, Priscila Dourado, os projetos são uma estratégia de política pública para assistir a mulher durante o ciclo de gravidez. “É uma ação que tem responsabilidade social e atua com aquelas que precisam de apoio. Desde 2019 temos o nosso papel é humanizar e levar saúde para a mãe e para a criança”, pontua.

De acordo com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), mais de 510 kits foram doados às gestantes do município desde a criação do programa. O material é composto por macacão, luva, meia, body, cueiro, fralda e bolsa de vinil.

Recém chegada de Teresina, no Piauí, a gestante de 38 semanas, Isabel Rodrigues da Cruz comemora o recebimento do kit. “O programa é muito importante, nem toda cidade tem isso. O kit vai me ajudar muito principalmente pois estamos começando agora. É a primeira vez que recebo este tipo de assistência. Nota dez”, afirma a mamãe de terceira viagem.

As mamães atendidas pelo programa recebem acompanhamento de uma equipe multidisciplinar em todas as fases da maternidade com orientações de planejamento familiar, prevenção do câncer de mama e de colo do útero, gravidez de risco, oficinas de capacitação, importância do pré-natal, nutrição da mãe, palestra de primeiros-socorros, acompanhamento psicológico, fonoaudiólogo e também pela Comissão Multidisciplinar de Apoio ao Aleitamento Materno (CAAM).