Festas juninas movimentam escolas municipais de Alto Araguaia; veja a programação

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

As escolas da rede municipal de Alto Araguaia (MT) preparam um dos eventos culturais e mais tradicionais do país: as festas juninas. Com o colorido das bandeiras, quadrilhas, danças, trajes e comidas típicas, cada unidade de ensino já tem data marcada para os festejos que também se apresentam como um instrumento pedagógico e envolvimento da família e comunidade na escola.

Aberto ao público, as comemorações já iniciaram e acontecem durante o mês de junho e início de julho em seis unidades na zona urbana e rural. “É uma comemoração típica, tradicional, esperada por muitas pessoas, em especial pelos alunos, que retoma aos poucos após o período pandêmico. Cada unidade de ensino prepara com carinho a sua festa. Desde já parabenizo a todos os profissionais envolvidos que se dedicam no trabalho diário e a também levar cultura e lazer”, cita a secretária de Educação, Eva Carmem.

Nesta sexta-feira (10), se apresenta a Escola Maria Júlia de Almeida (Cohab), na Loja Maçônica União do Araguaia, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), às 20h. Já no sábado (11), alunos e profissionais da Escola Patrocínio Joaquim Dias (região do Paraíso) realizam as suas apresentações na própria escola, a partir das 13h.

Em julho, os festejos serão abertos pela Escola José Inácio Fraga (Bairro Boiadeiro), no dia primeiro, às 13h, na própria unidade. No dia seguinte, sábado (02), a festa promovida pela Escola Aníbal Pereira Júnior acontece na Associação do Gato Preto, a partir das 18h.

Na sexta-feira seguinte, dia 08, o arraial será realizado na Escola Lourença Afonso de Melo (Vila Aeroporto), a partir das 13h, enquanto que a Creche Izoldina de Castro Maia (Centro) terá a festividade no sábado (09), no Centro de Convivência da Melhor Idade, a partir das 18h.