logo

Famílias de Alto Araguaia podem substituir parabólica antiga por digital de forma gratuita


Em Alto Araguaia, 481 instalações serão realizadas no município com o projeto. Informações podem ser obtidas na Assistência Social ou no 0800 729 2404.

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

143 Acessos

Famílias de Alto Araguaia podem substituir parabólica antiga por digital de forma gratuita

Famílias do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) já podem fazer o agendamento da instalação do kit gratuito com a nova antena parabólica digital. A troca gratuita do kit já está disponível e é realizada pela Siga Antenado. A ação conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Podem receber o benefício famílias cadastradas no Cadastro Único (Cadúnico) que possuem a parabólica tradicional em funcionamento e querem fazer a troca.

Para saber se tem direito ao kit gratuito, o beneficiário deve entrar em contato pelo número 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br no link “Programa de Distribuição de Kit” e informar o Número de Identificação Social (NIS) ou do CPF. Para o agendamento é necessário ainda algumas comprovações, como documento oficial com foto, comprovante de endereço, foto da frente da casa, foto da antena parabólica antiga e foto do aparelho receptor.

Em outra frente de atuação, a Secretaria de Assistência Social já iniciou as buscas pelas famílias que podem ser contempladas com o kit através do sistema do Governo Federal, bem como contará com cooperação da Secretaria de Saúde, por meio dos agentes comunitários de Saúde (ACS).

A substituição é necessária, porque, em breve, as parabólicas convencionais deixarão de funcionar. Isso significa que quem não fizer a substituição pela digital não conseguirá mais assistir à TV aberta. 

O próprio beneficiário define a melhor data para receber o técnico, que confere a documentação do morador e faz substituição da parabólica tradicional pela nova parabólica digital. O técnico não solicita dados bancários, não exige pagamento pela instalação do kit digital e o morador mantém o aparelho antigo.

A Siga Antenado é uma instituição não governamental criada por determinação da Anatel. Sem fins lucrativos, a entidade é a responsável por apoiar a população de menor renda durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku).

O PROJETO

O projeto é uma entidade não-governamental, sem fins lucrativos, criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais para o sinal das parabólicas digitais.

As famílias que utilizam outros sistemas de transmissão para assistir televisão, como antena espinha de peixe (instalada no telhado da casa), antena digital interna ou TV por assinatura, mesmo que beneficiárias de programas sociais, não precisam fazer a troca.

A nova parabólica digital traz muitas vantagens: oferece melhor qualidade de imagem e de som e traz mais de 80 canais, todos gratuitos, com programação regional.