Falta de vacina antirrábica no país faz Alto Araguaia cancelar campanha

Por Marcos Cardial | Assecom / AIA

Falta de vacina antirrábica no país faz Alto Araguaia cancelar campanha

A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal agendada e divulgada pela prefeitura do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), via Secretaria de Saúde, está temporariamente suspensa e aguarda ‘sinal verde’ do Ministério da Saúde para ser retomada.

O comunicado do Ministério da Saúde é que os municípios suspendam a produção de material de divulgação e qualquer outra medida que gere custos com a vacinação já programada. A previsão é que a campanha seja realizada no primeiro trimestre de 2020. O motivo, segundo informações, é o possível desabastecimento da vacina antirrábica para imunizar cães e gatos em todo País.

O município já havia iniciado a campanha atendendo em um primeiro momento a zona rural, conforme cronograma em todos os anos. Das 5.233 doses previstas, a Coordenadoria de Vigilância Ambiental recebeu apenas 3.150, redução de 1.300 doses.

Com número insuficiente de doses para realizar o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica neste sábado (31), uma reunião de emergência para debater o assunto foi convocada na manhã desta quarta-feira (28). Após o encontro decidiu-se por seguir a orientação do Ministério da Saúde, ou seja, as ações em torno da campanha antirrábica estão suspensas até segunda ordem.