Exposição de orquídeas, flores, artesanato e fotografias acontece neste sábado e domingo

Alto Araguaia, MT – O município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) concluiu a terceira etapa do processo de implantação do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) com a realização do segundo treinamento envolvendo secretários municipais e demais integrantes da administração pública. O novo ciclo foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores dias 24 e 25 de março. O andamento do trabalho foi conduzido pelo engenheiro pedagogo Volmir Manha Bosco. “O PDI é um programa previsto pelo Tribunal de Contas do Estado que tem como intuito de instruir as prefeituras no uso de uma ferramenta chamada treinamento estratégico, que é utilizado como forma de definir as estratégias de trabalho e as informações do cidadão e dos servidores são extremamente importantes para compor os objetivos estratégicos da organização”, disse Volmir. [caption id="attachment_26525" align="alignleft" width="314"]DSC05884 Volmir Manha durante um dos módulos do treinamento realizado na Câmara Municipal de Vereadores em Alto Araguaia[/caption] Segundo o TCE, o foco deste projeto é disseminar a cultura do planejamento estratégico e da administração pública gerencial nas unidades fiscalizadas pelo órgão. O prefeito Maia Neto (PR) acompanhou os dois dias de treinamento e destacou a importância de adesão do município de Alto Araguaia ao PDI. “O município de Alto Araguaia, aos poucos, cumprindo as etapas, integra-se a essa nova ferramenta. Fizemos a adesão e a nossa equipe está totalmente envolvida neste processo que segue até o final do ano com outros treinamentos”, disse o gestor. Ao longo de 2014 serão oito treinamentos. Os próximos encontros acontecerão no mês de abril. O que é o PDI Segundo o site oficial do TCE, o Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado – PDI é um dos objetivos estratégicos do TCE-MT formulados no Plano 2012-2017 que é de contribuir para a melhoria da eficiência da administração pública. O programa estabelece cinco principais projetos: Apoio ao Planejamento Estratégico, Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã, Orientação por Meio de Cursos Presenciais e à Distância, Controle Gerencial utilizando o Sistema Geo- obras e Modernização Institucional. Os municípios que aderiram ao PDI do TCE-MT receberão aulas pelo Ensino a Distância, reuniões de trabalho e duas oficinas: uma sobre a criação e o funcionamento das Ouvidorias, do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e do Portal Transparência; outra oficina voltada aos conselhos de Políticas Públicas, cujo objetivo é promover diálogo com a sociedade local e levar demandas sociais ao Planejamento Estratégico. O TCE-MT ainda oferece software e aporte técnico para todos os órgãos públicos de Mato Grosso instituírem o SIC e o Portal Transparência, dando cumprimento à Lei de Acesso à Informação. (Com informações do TCE)