Estradas da zona rural de Alto Araguaia recebem melhorias da prefeitura

MU 14 e demais estradas municipais e estaduais recebem reparos através da Sintraf

Por Assecom/AIA - Adriana Moraes

Estradas da zona rural de Alto Araguaia recebem melhorias da prefeitura

Assecom/ AIA

A Secretaria de Obras, Infraestrutura e Frotas (Sintraf) de Alto Araguaia (MT), desenvolve a manutenção e recuperação das principais estradas municipais (MU) para facilitar e contribuir com a melhoria na vida dos moradores da zona rural. A ação é intensificada com a aproximação do período chuvoso, para não dificultar o transporte escolar e de escoamento de produtos.

Várias estradas já foram beneficiadas com os serviços. Atualmente, as estradas atendidas são a MU-14, com cerca de 20 km sendo restaurados, e a MU-29, com 15 km de recuperação. “É objetivo nosso chegar ao final da MU-14 com todas as vertentes atendidas. Toda a região é muito importante para o município, abastece a cidade com produtos como carne, calcário, queijo, dentre outros. Uma das nossas metas determinadas pelo prefeito Gustavo Melo, é dar acessibilidade para os pequenos produtores”, esclarece Milton Lima, titular da Sintraf.

Dentre os serviços realizados estão patrolamento, cascalhamento, levantamento com lombada para a contenção de água das chuvas, abertura de bigode e limpeza de caixas de contenção. O objetivo é envolver toda a extensão do Rio do Peixe, Buriti, Colônia do Ariranha, Gato Preto, Paraíso, as rodovias MT-465, MT-481, MT-462, MT-299 e demais estradas municipais que cortam a cidade. “Temos que agradecer o apoio dos produtores para com a prefeitura e os servidores que atuam nas regiões. Eles têm sido fator fundamental para o bom desenvolvimento da recuperação”, ressalta Milton.

Morador da região do Ariranha, na MU-09, o produtor José Nilson, fala que os serviços de manutenção ajudam em sua produção e no deslocamento até o perímetro urbano. Com frentes de trabalho realizada no Distrito do Rio do Peixe, distante a 150 km de Alto Araguaia, o produtor Deurizete Rezende destaca que as solicitações foram atendidas pela administração e que as estradas estão em melhores condições de trafegabilidade.

MAIS SERVIÇOS – Ainda, de acordo com a Secretaria, há uma máquina de pá carregadeira desde janeiro na região do Ariranha e áreas como do Gato Preto, Grilo e demais localidades. A intenção da prefeitura é sanar toda a demanda das regiões.

Além das manutenções das estradas, a administração Patrimônio de Todos já aplicou mais de R$ 363 mil em reformas e construção de nove pontes com recursos do Fethab. Das obras, as pontes sobre o Córrego do Mato (MU-66), Lajeadinho (MU-21, KM 11), Açúde (MU-26, KM 01), Córrego do Torto (Ariranha, MU-37), Dioma (MU-43 KM 11) e Córrego Cabeceira do Carrijo (MU-03, KM 01) foram construídas. Outras quatro receberam reforma com a troca de madeira, como a ponte do Marinheiro, da Égua e Manilha, ambas na MU-43, e a ponte do Córrego João da Roça, na MU-66, região do Ariranha.

“Apesar dos recursos restritos e minguados, nós temos procurado dentro das determinações, atender a todos da zona rural, bem como temos cuidado do perímetro urbano”, finaliza o secretário.