Estação experimental da Embrapa será realidade em Alto Araguaia

Estação experimental da Embrapa será realidade em Alto Araguaia
[caption id="attachment_25050" align="alignleft" width="319"]DSC04171 Professores durante seminário de encerramento do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa[/caption] Alto Araguaia, MT – A alfabetização até os oito anos de idade é um marco estratégico para o desenvolvimento intelectual da criança. Pensando justamente em galgar esta meta foi firmado o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). No município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso), o trabalho é desenvolvido desde o início do ano letivo de 2013 e envolve cerca de 500 alunos. O objetivo é de fazer com que o alune chegue ao 3º ano do Ensino Fundamental com todos os requisitos completos de alfabetização. O seminário final da primeira etapa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Formação dos Professores Alfabetizadores dos três primeiros anos do ciclo de alfabetização – aconteceu no Auditório Alba Berigo, na Câmara Municipal de Vereadores durante todo dia de sexta-feira (08/11) e contou com a presença de autoridades municipais, diretores de escolas e profissionais da educação escolar. O evento marca o encerramento das atividades do projeto em 2013. Para atingir a meta do pacto, os educadores envolvidos participaram capacitação e de palestras com o objetivo de ampliar os conhecimentos e tornar a prática pedagógica mais eficiente. Entre as ações desenvolvidas em sala de aula e intensificadas a partir do projeto estão o incentivo a leitura e produção textual, jogos, brincadeiras e a realização de projetos interdisciplinares. O programa trabalha quatro eixos de atuação: a formação continuada de professores alfabetizadores e de orientadores de estudo; a distribuição de materiais didáticos voltados para a alfabetização; a avaliação dos resultados do programa e a atuação da frente de mobilização social pela Educação, conforme o Ministério da Educação. Durante o encerramento da primeira etapa em Alto Araguaia, a programação contou com oficinas pedagógicas e apresentações de alunos. “O município de Alto Araguaia fez a adesão ao programa. A ênfase do pacto é um ciclo de alfabetização. Queremos agradecer o apoio e empenho do prefeito Maia Neto, bem como de toda equipe pedagógica e administrativa das escolas, os professores e os gestores das unidades no empenho e colaboração para que toda essa formação acontecesse durante o ano de 2013”, disse a secretária de Educação Abilene Antônia Bastos de Queiróz. A orientadora do projeto em Alto Araguaia, Liliane Carrijo, fez um amplo agradecimento aos professores envolvidos no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. “É um momento especial para todos nós, porque encerra-se o ano letivo. Temos que destacar o envolvimento de todos os profissionais e agradecer a todos pelo empenho e dedicação. Vamos continuar alfabetizando as crianças com prazer. No ano que vem tem a segunda etapa. Vamos continuar empenhados para que tenhamos mais qualidade no ensino na nossa rede municipal”, afirmou.