Escolinhas recebem material esportivo por meio de parceria entre Prefeitura, MPE, Poder Judiciário e Rotary Club

Entre os materiais ocorreu na manhã desta terça-feira na sala de reuniões da Prefeitura

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

As escolinhas de iniciação esportiva do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) foram as grandes beneficiadas por uma parceria firmada entre Prefeitura, Ministério Público Estadual (MPE), Poder Judiciário e Rotary Club que resultou na compra de dezenas de materiais esportivos. A entrega ocorreu na manhã desta terça-feira (20). Entre os itens estão bolas para prática de futsal, futebol, vôlei, tênis e futevôlei, além de material para auxiliar os educadores como apitos, cones e cronômetros.

As atividades junto as escolinhas são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Turismo, Cultura e Lazer (SEMEL). O projeto leva nas modalidades de tênis, vôlei e futsal masculino e feminino e futebol masculino para crianças e adolescentes entre 06 e 17 anos matriculados na rede pública de ensino.

A entrega do material contou com a participação do prefeito Gustavo Melo (PSB); promotor de Justiça Rodrigo Ribeiro Domingues; coordenador de projetos do Rotary, Dimas Gomes Neto e integrante Maximilian Gonzalez; coordenador de Esportes e Lazer, Herasmo Borges de Oliveira; professor do Projeto Todos no Tênis, Carlos Henrique, o Rochinha e vereadores André Leal (PSC), Deusdete Xixica (PSB) e Clodoaldo Fernandes (DEM).

O investimento na compra dos materiais esportivos foi de R$ 14.256,05. Os recursos para o desenvolvimento do projeto são oriundos da realização de leilão de madeiras. “Esses materiais serão utilizados nos projetos desenvolvidos junto as escolinhas da Prefeitura. Quem ganha com a parceria são as crianças que praticam estas modalidades esportivas. Só temos que agradecer por mais essa importante parceria em Alto Araguaia”, disse.

O promotor de Justiça vê na parceria um importante instrumento social e de aprendizado para as crianças e adolescentes. “O Ministério Público entende que a prática esportiva, além de melhorar o bem-estar físico, é capaz de transformar a vida das pessoas. O esporte traz princípios que essas crianças levarão pelo resto de suas vidas tais como: disciplina, comprometimento e responsabilidade. Assim, independentemente de se transformar posteriormente em um grande esportista, tenho certeza que serão vencedoras na vida”, ressalta.

O projeto, antes de oficializada a parceria, passou pelo crivo do Rotary. A entidade emitiu parecer favorável para compra dos materiais por entender que a iniciativa é de cunho social. “Esses projetos chegam ao Rotary apreciados por uma comissão e posteriormente encaminhamos um parecer ao Ministério Público. Esses projetos têm sido realizados com frequência em Alto Araguaia. O Rotary fica muito feliz com os resultados proporcionados às pessoas que mais precisam. Os materiais são de excelente qualidade”, atesta Dimas Gomes Neto, diretor de projetos do Rotary.

AINDA A VAGAS – O coordenador de esportes de Alto Araguaia, professor Herasmo Borges não escondeu a felicidade de ter recebido os materiais para privilegiar um projeto de sucesso na cidade.

Ele lembrou que as escolinhas ainda dispõem de vagas e que os pais e responsáveis podem efetuar as inscrições na Secretaria de Esportes, anexo ao prédio da prefeitura, das 13h30min às 18h (Horário de Brasília). Para o procedimento é necessária a apresentação da certidão de nascimento ou CPF do aluno, cartão do SUS, comprovante de endereço e dados do responsável.