Escolas municipais de Alto Araguaia escolhem diretores para triênio 2019/2021 nesta terça-feira

Imagem aérea da Escola Municipal José Inácio Fraga, em Alto Araguaia.

Por Marcos Cardial | Assecom / AIA

Marcos Cardial | Assecom/AIA

As eleições para escolha dos diretores de escolas municipais triênio 2019/2021 em Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) acontecem nesta terça-feira (4). Os pais ou responsáveis, alunos, professores e funcionários poderão votar. O pleito será oficialmente aberto às 08h com encerramento às 16h (horário de Brasília). A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) determinou uma Comissão Eleitoral Central para acompanhar o processo. O pleito não irá afetar a rotina das escolas, que terão aulas normalmente.

Quem vencer será nomeado em janeiro para o próximo ano letivo de 2019. A SEMED informou anda que todo o trâmite visando a eleição dos diretores das unidades de ensino vem transcorrendo desde a segunda quinzena de outubro. A expectativa é que logo após o período de votação seja iniciado o processo de apuração dos votos e posteriormente a divulgação do resultado.

Em caso de contestação do resultado, recursos poderão ser impetrados até às 17h (horário de Brasília) do dia seguinte com divulgação na quinta-feira (6). A partir do dia 07 ocorre a prestação de contas dos atuais diretores das unidades, bem como início do processo de transição, onde o diretor eleito deve acompanhar patrimônio, documentação, prestação de contas entre outros assuntos relacionados à unidade de ensino.

A Comissão Eleitoral Central, formada por técnicos da Semed, acompanhará toda a votação. No total, oito candidatos, de sete escolas da zona rural e urbana, incluindo os que já atuam como gestores na escola e que buscam reeleição, estão participando do processo eleitoral. Das escolas, apenas a Lourença Afonso de Melo terá duas chapas concorrentes. As demais contam apenas com uma chapa. Não houve inscritos para o cargo de diretor da Escola Maria Júlia de Almeida.

OS CANDIDATOS – Disputam a eleição para diretor das escolas municipais Alana Márcia Ferro de Almeida (Escola Aníbal Pereira Júnior); Aparecida Karina Augusto e Devarci do Nascimento Rodrigues (Escola Lourença Afonso de Melo); Daiany Priscila Rezende Leite (Escola José Inácio Fraga); Deuzélia Rodrigues de Resende (Escola Creche Maria Ferreira Ribeiro); Glaucia Vieira da Silva Severo (Escola Creche Izoldina de Castro Maia); Lilian Correa Ferreira (Escola Adalcy da Conceição Rodrigues) e Simone Cicera de Freitas Santos (Escola Patrocínio Joaquim Dias).

“É um processo importante para as escolas. Fazemos um chamamento para que os pais, responsáveis, servidores e alunos das escolas participem efetivamente do pleito. Cumprimos todas as etapas necessárias aqui. Desejo boa sorte a todos as candidatas e nos colocamos a disposição para fazer uma gestão de parceria sempre primando por uma educação de qualidade”, disse a secretária de educação, Paula Regina Fraga Niedermeyer.