Escola Patrocínio Joaquim envolve 96 alunos no Programa Mais Educação

Escola Patrocínio Joaquim envolve 96 alunos no Programa Mais Educação
Ação envolveu jovens do Interact e da Igreja Presbiteriana Renovada de Alto Araguaia [caption id="attachment_21500" align="alignleft" width="274"]DSC02826 Secretário Dimas Gomes Neto e os jovens durante trabalho de ensacamento do substrato para produção de mudas[/caption] Alto Araguaia, MT – No que depender do empenho, da dedicação e do esforço de dezenas de jovens do Interact (ligado ao Rotary Club) e da Igreja Presbiteriana Renovada, a produção de mudas da prefeitura de Alto Araguaia por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAPA) ganhou um importante reforço. Isso porque um grupo dedicou boa parte do tempo livre no período da manhã do sábado (06) para auxiliar no ensacamento de substrato em 3 mil saquinhos utilizados no plantio de sementes. O trabalho concentrou-se no Estádio Antônio Afonso de Melo, o Bilinão. O ensacamento do substrato teve início às 08h30min e foi encerrado próximo ao meio dia. O objetivo com a preparação dos saquinhos é garantir a produção de mudas para reposição de matas ciliares em áreas degradas no município de Alto Araguaia, principalmente às margens dos principais rios como Boiadeiro, Gordura, Araguaia e demais afluentes, bem como em propriedades com passivo ambiental. A SEMAPA já dispõe de cerca de 6 mil sementes de espécies como buriti, ipê, jatobá e espécies frutíferas prontas para o plantio. “Além da contribuição no ensacamento do substrato, tem a integração entre os jovens. Eles [jovens] sentem a necessidade de contribuir com o meio ambiente através da produção destas mudas para recuperação das nascentes e matas ciliares. Todos estão contribuindo com esse processo. São quase 20 jovens colaborando com o município de Alto Araguaia. São multiplicadores de ações em prol ao meio ambiente”, disse o secretário Dimas Gomes Neto. Novo compromisso Depois do ensacamento de substrato que resultou no preenchimento de cerca de 3 mil saquinhos, os jovens já tem um novo compromisso. “Já fiz até um convite para que na próxima etapa do trabalho [plantio de mudas visando à recuperação de uma nascente numa fazenda] para que conheçam o resultado obtido por meio do ensacamento do substrato que são as mudas. Todos estão convidados para plantar mudas fruto do esforço destes jovens. Queremos que todos tenham essa consciência ecológica”, destacou. 280 mil mudas distribuídas [caption id="attachment_21501" align="alignright" width="274"]DSC02818 Trabalho envolveu cerca de 20 jovens. Cerca de 3 mil saquinhos estão prontos para o plantio das sementes[/caption] O trabalho voltado para o meio ambiente desenvolvido pela SEMAPA atingiu a marca de 280 mil mudas nativas distribuídas e plantadas no município de Alto Araguaia. E os indicadores não vão parar de subir. Segundo Dimas Gomes, com o respaldo que os técnicos da secretaria recebem da prefeitura, a marca aumentará significativamente. “Agora estamos em uma nova etapa que é a produção de mudas nativas. É um trabalho mais seletivo. Acredito que o resultado será bem melhor, pois serão mudas totalmente adaptadas à região. Fazemos esse trabalho com muita satisfação. Nosso objetivo é de possuir uma grande escala de produção de mudas nativas e frutíferas”, detalha. A voz da juventude O pastor Neto Oliveira Alves Ribeiros, da Igreja Presbiteriana Renovada, foi um dos jovens envolvidos no ensacamento de substrato para o plantio das sementes para fins de produção de mudas junto ao viveiro da SEMAPA. Depois de plantar sua primeira árvore durante o mutirão de limpeza do Rio Boiadeiro no início de abril não parou mais de se envolver com questões que envolvem o meio ambiente. “É um trabalho importante [produção e plantio de mudas], pois ajuda a cidade e consequentemente a nós mesmos”, aponta.