Escola municipal Lourença Afonso de Melo resgata brincadeiras tradicionais em preparativos para volta às aulas

Projeto contou com doação de tinta e serviço voluntário de professores, pais e amigos da escola.

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Começa o ano e com ele os preparativos para volta às aulas. Para recepcionar os alunos no ano letivo de 2019, a Escola Municipal Lourença Afonso de Melo, em Alto Araguaia (415km de Cuiabá), realiza uma série de ações. Conforme explica a direção da unidade de ensino, a primeira surge afim de resgatar brincadeiras tradicionais, de época, ao pinta-las no pátio da escola. Para isso, houve colaboração de pais, professores, servidores e comunidade.

“Uma das nossas metas frente à direção da escola era de pintar a calçada, deixar mais alegre e desenvolver brincadeiras, fazer um ‘recreio dirigido’. A partir disso fizemos uma campanha junto à comunidade pedindo doação de tinta e apoio para recebermos os nossos alunos”, conta a diretora, Aparecida Karina Augusto.

Após obter os materiais necessários, os trabalhos tiveram início com a pintura de diversos desenhos com característica pedagógicas, como alfabeto, números, em formatos de brincadeiras. “A criança quando brinca, desenvolve criatividade, coragem. Queremos a cada dia potencializar mais espaços de vivências das infâncias em nossa escola”, pontua.

A unidade Lourença Afonso de Melo atua do Pré I ao 5º ano. O período de matrículas de novos alunos para rede municipal encerra no próximo dia 31. Para o processo, é necessária certidão de nascimento, carteira de vacinação atualizada, fator sanguíneo e cartão do SUS do aluno. É necessário apresentar também documentos pessoais, como Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG) e comprovante de endereço dos pais ou responsáveis. Caso o aluno ingresse por transferência, é necessário a declaração da escola onde realizou os estudos. As aulas iniciam no dia 11 de fevereiro.