(66) 3481-1165 - Segunda a sexta: 7h às 18h
A- A A+ PRETO ACESSIBILIDADE TELEFONES MAPA DO SITE
medalha

Engenheira sanitarista orienta moradores de Alto Araguaia sobre rede de esgoto


Estação de Tratamento de Esgoto deve entrar em funcionamento nesta semana.

Por Assecom/AIA

Em etapa final para funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Alto Araguaia (MT), a empresa responsável pela instalação e ligação do sistema de esgotamento sanitário do município, orienta os moradores a preservar os pontos de ligação. De acordo com a empresa, houve registro de vários casos de mal-uso dos pontos.

“Nós temos observado que ocorrem algumas irregularidades no sistema de coleta de esgoto. Dentro das caixas, a população vem jogando lixo com sacolas plásticas, o que não deve ser feito”, comenta a engenheira sanitarista, Telma Rezende. Telma explica que se houver acumulo de lixo na rede, a eficiência do tratamento será interferida. “A consequência maior quem sofre é o morador. Uma vez que a rede venha a ser entupida, o esgoto pode retornar para a casa do morador”, afirma.

A engenheira relatou ainda, atos de vandalismo nas caixas de esgoto e nos pontos de visitação. De acordo com ela, tampas das caixas foram quebradas e até retiradas do local, o que prejudica no acumulo de lixo e até mesmo de acidentes com pessoas e animais. “A caixa que fica na calçada do morador, é apenas para interligar o esgoto. Não pode ser depositado lixo”.

Na oportunidade, Telma orienta que água de efluente doméstico, oriunda da pia de cozinha, lavanderia e banheiro devem ser ligadas a rede. “A ligação deve ser apenas para esgoto doméstico. Água da chuva não deve ser ligada à rede. A rede não é dimensionada para suportar a água pluvial”, pontua.

 

Ver resultado

Qual o seu nível de satisfação com essa página ?