Por Aline Almeida (Estagiária) | Assecom AIA
Produtores rurais de Alto Araguaia discutiram o fortalecimento da agricultura familiar no município. A convite da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Pecuária e Abastecimento (SEMAPA), Empresa Mato-Grossense de Pesquisa e Extensão Rural (EMPAER), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alto Araguaia e Cooperativa Sicredi a reunião realizada nesta quarta-feira contou ainda com orientações.
De acordo com o secretário de Agricultura, João Dias de Freitas, a secretaria e parceiros detectaram que alguns produtores sentiam dificuldades em como ter acesso a um selo, como regularizar o seu produto e principalmente a ter acesso a uma linha de crédito. “Por essa razão, a gestão do prefeito Gustavo Melo está empenhada em orientar e capacitar os produtores para que o campo se torne cada vez mais rentável”, explica.
Os presentes obtiveram mais informações sobre Linha de Crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), o Selo de Inspeção Municipal (SIM), o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF) e o Selo Nacional da Agricultura Familiar (SENAF).
A produtora de queijo, Marleida Vieira Faria, que mora com o marido no assentamento do Gato Preto desde 2002, explica que sua produção só foi possível devido ao Pronaf. “O Pronaf é uma linha que ajuda muito o agricultor familiar. Ele vem com os juros baixos, com prazo para a pessoa poder pagar, e isso aí auxilia a fomentar a agricultura e as vezes até a diversificar as culturas”.
Segundo a Semapa, o município conta com cerca de 647 famílias com a renda baseada na agricultura familiar. O segmento é responsável por mais de 70% de todo o alimento no país.
A moradora do Distrito Industrial conhecido como Cinturão Verde, Adriana Bertani da Costa, conta que ela e a família vivem somente do campo há 12 anos e que para se capacitar de forma a oferecer um produto de qualidade e melhor atender o consumidor, sempre participa dos cursos oferecidos pela Semapa, através do Senar. “Nós só temos tido ganhos com esses cursos, pois edificou muito o nosso trabalho”, completou a feirante.