Encontro do Rio Araguaia com Boiadeiro será mais um ponto de visitação turística

Objetivo é garantir o lazer e segurança às crianças que frenquentam estes espaços em Alto Araguaia. Brinquedos que ofereciam risco foram substituídos. Academia popular será instalada no Parque Ecológico [caption id="attachment_23127" align="alignright" width="314"]DSC03546 Brinquedos chegaram ao município na tarde de terça-feira e já começaram a ser instalados[/caption] Alto Araguaia, MT – Balanços, gangorras, gira-gira e playgrounds. Esses são apenas alguns dos brinquedos infantis adquiridos pela prefeitura do município de Alto Araguaia (415 km Cuiabá) para promover o lazer, o entretenimento, recreação e atividades voltadas às crianças. A substituição das peças com defeito teve início esta semana. As novas unidades já foram instaladas na junção das ruas 12 de Outubro e Sílvio José de Castro Maia na Praça Tiradentes, no Bairro Boiadeiro, e também no parque do Bairro Aeroporto. O investimento na aquisição das novas peças e de uma academia popular foi de R$ 67,3 mil em recursos próprios. O objetivo é de substituir todas as peças que apresentam defeitos em todos os parques instalados no município. De acordo com o cronograma de reposição das peças, serão beneficiados os bairros Boiadeiro, Aeroporto, Cohab e na Avenida Araguaia, nas proximidades da ponte sobre o Rio Araguaia. Ao todo serão 25 peças, sendo 10 balanços duplos com dois bancos; cinco gangorras com quatro assentos de madeira; cinco carrossel e mais cinco playground grande com um escorregador, uma gangorra, uma escada horizontal, um balanço de pneu, um par de argolas, um brinquedo vai-vem, banquinhos de balanço, escada vertical, cadeirinha de balanço e uma casa com cobertura. A licitação para compra dos equipamentos foi realizada no mês de junho. O secretário de Esportes, Turismo, Cultura e Lazer (SEMEL) Maciel Aurélio Peruchi acompanha de perto da substituição das peças. O objetivo, além de garantir o acesso das crianças a brinquedos de qualidade, é garantir a segurança com a colocação de peças modernas. “O prefeito Maia Neto havia solicitado um relatório da situação dos parques infantis em Alto Araguaia. Fizemos um levantamento das principais necessidades e levamos a seu conhecimento. Imediatamente ele nos recomendou a licitação. Os prazos legais foram cumpridos, as peças foram confeccionadas e tão logo chegaram a Alto Araguaia já estão sendo colocadas”, destacou o secretário. [caption id="attachment_23128" align="alignleft" width="314"]DSC03548 Brinquedos velhos e com defeito foram substituídos por equipamentos novos[/caption] A substituição das peças vai abarcar todos os parques infantis instalados no município. “Queremos garantir atividades bem como primar pela segurança das crianças. Muitas famílias levam seus filhos para se divertir nestes parquinhos e nada mais junto que promover os investimentos necessários para substituir as peças que estão com defeito. Os parques facilitam o convívio com outras crianças e estimulam a movimentação corporal. É um investimento importante para que as crianças tenham recreação e lazer”, explicou o prefeito. Academia popular Os moradores dos diversos bairros de Alto Araguaia que realizam caminhadas no Parque Ecológico Atanael Farias da Costa notarão nos próximos dias uma novidade: será a instalação de uma academia popular. O investimento na compra dos equipamentos soma R$ 15,5 mil totalizando 13 itens entre abdominal duplo, barra fixa, bicicleta, elíptico mecânico, espaldar, esqui individual, leg press, peitoral duplo, remador, roda dupla, simulador de caminhada, twist lateral e triplo. Além da academia popular, a prefeitura também fará a iluminação do parque, visando proporcionar maior segurança aos frequentadores do espaço, bem como oportunizar atividades no período noturno.