Encontrão da Saúde será dia 30 na quadra de esportes do Bairro da Cohab

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

Encontrão da Saúde será dia 30 na quadra de esportes do Bairro da Cohab

O 5º Encontrão da Saúde, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Alto Araguaia (SMS), por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), será na próxima quarta-feira (30) a partir das 07h30 (horário de Brasília) na Quadra Sebastião Elias de Souza, o Xibiu, no Bairro da Cohab.

O encontro é realizado sempre na penúltima quarta-feira de cada mês. Por conta das baixas temperaturas registradas nos últimos dias foi transferido para a próxima semana. A proposta, além de estimular hábitos saudáveis, propagar informação e promover qualidade de vida, descentraliza as atividades, estimula a mudança de hábitos, leva descontração e interatividade entre os membros.

Durante o encontro, a Secretaria de Saúde e o NASF deslocam uma equipe multidisciplinar que faz aferição de pressão, alongamento e exercícios físicos junto aos pacientes dos grupos. As atividades físicas são coordenadas pelo fisioterapeuta Maciel Aurélio Peruchi. Posteriormente haverá uma palestra com a fonoaudióloga Thays Cavalcante abordando o tema ‘Exercícios Orofaciais (antienvelhecimento). Para finalizar o encontro será servido um lanche aos participantes.

O encontrão da saúde se tornou tradicional e esperado em Alto Araguaia, visto que as atividades, em um primeiro momento, ocorrem em cada unidade de saúde em Alto Araguaia e cria-se a expectativa pelo reencontro entre os integrantes do projeto. A iniciativa tem mudado a rotina de muitos moradores atendidos pelo sistema de saúde municipal, principalmente com a mudança de hábitos e inclusão de exercícios físicos na rotina diária. Para participar das atividades com acompanhamento profissional, o interessado deve procurar a unidade de saúde mais próxima. No atendimento, os enfermeiros darão as informações quanto aos dias e horários das atividades.