Empresa de linhão promove curso sobre CAR em Alto Araguaia

Capacitação ocorreu na sala de reuniões na Prefeitura de Alto Araguaia

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

Empresa de linhão promove curso sobre CAR em Alto Araguaia

A empresa de transmissão de energia Norte Brasil Linha de Transmissão de Energia, em parceria com a Prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), promoveu uma capacitação sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O evento aconteceu nesta segunda-feira (9) na sala de reuniões do Paço Municipal e contou com representantes das secretarias de Agricultura e Administração local e dos municípios de Alto Garças e Alto Taquari e foi coordenado pela consultora ambiental da Dossel Ambiental, Fany Mamed.

Voltado para produtores rurais, técnicos da área, sindicatos rurais, agricultores, lideranças e pessoas interessadas no tema, a capacitação orientou sobre a construção de modelos de restauração, produção florestal e agroflorestal visando o retorno econômico através do manejo da Áreas de Preservação Permanente (APP).

O curso será direcionado a 30 municípios, divididos em 13 cursos nos Estados de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo, no linhão que liga Porto Velho (RO) até Araraquara (SP). O objetivo é readequar as áreas onde o linhão cruzou e conscientizar os proprietários a regularizar as propriedades.

A proposta do curso de Cadastro Ambiental Rural é atender a legislação, cumprir o novo Código Florestal e sensibilizar a preservação e conservação do meio ambiente, com novas tecnologias que possam produzir que causem menos impactos.

A capacitação abordou os aspectos da política e da legislação ambiental relacionados à preservação, conservação e restauração da vegetação nativa e sua biodiversidade, discute elementos para construção de modelos de restauração florestal, inclusive os voltados à produção florestal e agroflorestal visando o retorno econômico através do manejo de Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal e por fim apresentará os mecanismos de funcionamento de projetos de pagamento por serviços ambientais na ótica da produção agrícola sustentável nas propriedades rurais. Participaram representantes dos municípios de Alto Garças, Alto Taquari e Alto Araguaia. A organização é da Norte Brasil Transmissão de Energia e conta com apoio da Prefeitura local.

O CAR - O Cadastro Ambiental Rural, serve como registro público eletrônico de âmbito nacional sendo obrigatório para todos os imóveis rurais. O documento tem a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente (APP), de uso restrito, de Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, bem como das áreas consolidadas. Estes compõem base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.