Empaer apresenta relatório de atividades de 2017 em reunião com prefeito Gustavo Melo

O extensionista rural da Empaer, Roklerson Ignácio de Souza, se reuniu nesta segunda-feira com o prefeito Gustavo Melo e apresentou balanço das ações

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) escritório do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) apresentou, nesta sexta-feira (29), um relatório das atividades desempenhadas ao longo de 2017. Os números e as principais ações foram debatidos em uma reunião entre o prefeito Gustavo Melo (PSB) e o extensionista rural Roklerson Ignácio de Souza.

O documento traz informações sobre os aspectos gerais do município com foco na pecuária e agricultura familiar. O rebanho total em Alto Araguaia é de 129.931 animais com área de pastagem de 237.818 hectares. Outro dado constante no relatório é o total do rebanho leiteiro com 5.914 cabeças e uma produção média diária de 14.492 litros.

As características produtivas de regiões como Distrito do Buriti, Assentamento Gato Preto, Rio do Peixe, Assentamento Córrego Rico, do Cinturão Verde e o crescimento da apicultura no município, que conta com 607 pequenas propriedades que se dedicam a produzir produtos da agricultura familiar, também incorporam os dados do documento.

Ao longo de 2017, detalha o relatório, o valor aplicado pelos agricultores familiares com a aprovação de projetos junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) alcançou R$ 606 mil via linhas de crédito oferecidas pelo programa. Levando-se em consideração o aporte de recursos liberados entre 2014 e o ano passado, o volume atinge R$ 7.199.181,30. O montante foi conseguido por meio de projetos técnicos elaborados pelo escritório da EMPAER de Alto Araguaia.

Entre os produtos e serviços oferecidos pelo órgão estão a assistência técnica agropecuária; apoio e execução de programas e projetos do Governo Federal e Estadual (PRONAF, Reforma Agrária); elaboração de projetos de crédito rural; execução de análises laboratoriais de solo, fitopatologia, adubos e corretivos, nutrição animal e vegetal; produção e comercialização de mudas frutíferas, ornamentais, culturas perenes e florestais nativas e produção e comercialização de reprodutores suínos e alevinos.

“São números muito positivos. Tenho que agradecer a prefeitura pela parceria. Conseguimos orientar e levar informações aos produtores da porteira para dentro. O papel mais relevante neste período foi, principalmente, fazer um mapeamento da fertilidade do solo na região. Muitos produtores tinham e tem um problema muito sério com degradação de pasto. Conseguimos entrar na propriedade, fazer análise de solo, mostramos a deficiência e a necessidade de correção para melhorar a produção”, disse o extensionista rural da Empaer Roklerson Ignácio de Souza.

O prefeito Gustavo Melo reforçou a parceria com a Empaer por meio da assinatura de um termo de cooperação técnica firmado em junho de 2017 com validade até 31 de dezembro de 2020. “É um órgão muito importante. O Roklerson vem fazendo um grande trabalho junto aos produtores, levando consultoria técnica para melhorar a vida do homem do campo. Intensificamos as ações de apoio ao produtor e essa será uma marca da nossa administração”, ressaltou o gestor.