Em 16 dias, mutirão da saúde da mulher realiza mais de 1.200 exames de mamografia e papanicolau

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

O mutirão da Saúde da Mulher, com exames de mamografia e Papanicolau, chegou à marca de 1297 exames realizados no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). Os dados equivalem há 16 dias úteis de atendimento desde que a ação foi iniciada, em 19 de julho, numa iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Sistema Fecomércio através do Serviço Social do Comércio de Mato Grosso (SESC-MT).

Instalado anexo a Unidade Básica de Saúde (UBS) Celso Siqueira França, a unidade móvel é equipada com mamógrafo digital e estrutura adequada para a realização da coleta de preventivo. Dentre os atendimentos, foram 771 exames de mama e 556 preventivos de colon de útero.

“A prevenção é essencial para o cuidado da saúde. Os números superam as nossas expectativas. Fornecer estes exames gratuitos à nossa comunidade e aos municípios vizinhos é dar mais conforto e a possibilidade de diagnóstico precoce para o tratamento. Agradecemos toda equipe de saúde que está empenhada neste mutirão”, ressalta o prefeito Gustavo Melo.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, Alto Araguaia zerou a fila de espera na Central de Regulação e nos pré-agendamentos. Com isso, os municípios de Santa Rita do Araguaia (GO) e de Alto Taquari (MT) deram início aos atendimentos.

Para o agendamento dos exames, as interessadas devem realizar o cadastro na unidade móvel, anexo à Unidade Básica de Saúde Celso Siqueira França, no Centro, ou na Secretaria Municipal de Saúde. É necessário apresentar cartão SUS, documento de identificação com foto e comprovante de endereço.

A unidade móvel estará no município até o final de setembro.