Educação divulga lista e convoca usuários não localizados no Sistema Presença do Bolsa Família para atualização

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Alto Araguaia (MT), convoca os pais ou responsáveis por alunos não localizados no Sistema de Presença do Programa Bolsa Família, para atualização do cadastro.  Em lista divulgada pela Prefeitura (clique aqui), 173 alunos de 4 a 17 anos não constam no Sistema. Estes podem ser da rede municipal, estadual, particular ou da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Os usuários que constam na lista, devem se dirigir até o dia 21 de junho no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do Município para atualização dos dados referente à matrícula do aluno. Àqueles que não estiverem com as informações atualizadas terão o benefício suspenso e/ou bloqueado.

A coordenadora das condicionalidades do Programa Bolsa família da Educação, Tatiane Neres Buonome, explica que a identificação do estudante cadastrado e não localizado é obrigatória, conforme determinação do Governo Federal.

"Já realizamos uma busca ativa desses alunos e não foram localizados. Não sabemos se transferiu de cidade, se não está matriculado em alguma escola. Fazemos o acompanhamento a cada dois meses e os beneficiários do programa tem o dever de informar ao Cras se houve alguma mudança de escola, endereço e renda, por exemplo”, complementa.

Caso o beneficiário com nome na lista já tenha efetuado a atualização cadastral e identificação do estudante, deve desconsiderar a convocatória.

O Sistema Presença é utilizado como requisito para frequentar a escola afim de evitar a evasão escolar e incentivar a emancipação das famílias. É exigido a frequência escolar mínima de 60% para idade de 4 e 5 anos e 75% de frequência para estudantes a partir de 6 anos até 21 anos.