Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA
852 Acessos
Com o modelo de aulas não presenciais desde março de 2020, as escolas da rede municipal de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) devem abrir as salas de aula de forma gradual a partir do dia 30 de agosto. O plano de volta às aulas em sistema de plantão pedagógico e ensino híbrido, foi anunciado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) nesta quinta-feira (19).
“Implantamos protocolos de biossegurança nas escolas, estamos realizando a testagem em todos os profissionais da educação, além de acompanhar a conclusão do ciclo de vacinação contra a covid-19. O compromisso da gestão do prefeito Gustavo Melo é empreender esforços para oferecer segurança aos profissionais e alunos”, explica a secretária de Educação, Paula Fraga.
Conforme plano desenvolvido pela Semed, na próxima semana os profissionais da educação iniciam o levantamento junto aos pais e responsáveis dos alunos que irão participar das aulas híbridas e do plantão pedagógico. Ao todo, o município possui nove unidades de ensino entre creches e escolas no perímetro urbano e rural. O município atende mais de 1530 alunos na rede.
ENTENDA O PLANTÃO PEDAGÓGICO - A estratégia deve atender estudantes que possuem maior carência no ensino-aprendizagem. O levantamento realizado pelo professor regente da sala de aula, irá contemplar até cinco estudantes por turma e acontece duas vezes por semana no período de duas horas.
De acordo com o calendário, o plantão pedagógico inicia no dia 30 de agosto no perímetro urbano. Nas segundas e quartas-feiras atende alunos das escolas Adalcy da Conceição Rodrigues e Lourença Afonso de Melo. Já nas terças e quintas-feiras, será a vez das escolas Maria Júlia de Almeida e José Inácio Fraga. O atendimento acontece das 8h às 10h e das 14h às 16h.
CRECHES – O início das aulas presenciais na modalidade híbrida para as Creches Izoldina de Castro Maia (Centro) e Maria Ferreira Ribeiro (Nossa Senhora Aparecida), está marcado para o dia 30 de agosto. Os alunos matriculados nas creches frequentarão as aulas em dias alternados.
ESCOLAS DA ZONA URBANA – Os alunos do ensino infantil e fundamental I e II que compreende as escolas Maria Júlia de Almeida (Cohab), José Inácio Fraga (Boiadeiro), Lourença Afonso de Melo (Aeroporto) e Adalcy da Conceição Rodrigues (Gabiroba), retomam as atividades presenciais no dia 20 de setembro.
ESCOLAS DA ZONA RURAL – As aulas nas unidades de ensino da zona rural de Alto Araguaia continuaram com aulas de forma não presencial até o dia 27 de agosto. Do dia 30 de agosto a 03 de setembro, os profissionais de ensino entram na semana de ambientação onde, além de preparar os materiais farão o levantamento de alunos que irão participar das aulas híbridas.
O retorno das atividades presenciais para os alunos das escolas Patrocínio Joaquim Dias (Paraíso), Aníbal Pereira Júnior (Gato Preto) e Manoel Martins (Rio do Peixe) inicia no dia 08 de setembro.
“Não adotaremos o plantão pedagógico nas escolas rurais devido ao número reduzido de alunos. Atento às regras de biossegurança, de acordo com a quantidade de alunos autorizados pelos pais, poderá retornar 100% presencial”, explica a secretária.
SERVIÇO:
Retorno das aulas presenciais modalidade híbrida
- Creches: 30 de agosto
- Escolas da zona rural: 08 de setembro
- Escolas da zona urbana: 20 de setembro
Plantão Pedagógico Escolas da zona Urbana (Exceto Creches)
Das 8h às 10h – 14h às 16h:
- Segundas e quartas-feiras: Escolas Adalcy da Conceição Rodrigues e Lourença Afonso de Melo
- Terças e quintas-feiras: Escolas Maria Júlia de Almeida e José Inácio Fraga