Educação abre edital de processo seletivo para diretor e coordenador de escolas da rede municipal

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Alto Araguaia publicou edital do processo seletivo para os cargos de diretor e coordenador das unidades de ensino da rede municipal. A seleção é voltada para professores efetivos com pelo menos seis meses na escola ao qual pleiteia a função e com curso na área de pedagogia, educação e licenciatura plena.

Esta é a primeira vez que o município aplica este modelo em atendimento a Lei Federal nº 14.113. “Antes tínhamos as eleições pela comunidade de cada escola e o último processo foi por indicação”, lembra a secretária de Educação, Eva Carmen.

Ao todo serão nove vagas para diretor e coordenador distribuídos nas unidades de ensino da zona urbana (incluindo as creches) e rural. Os selecionados terão dois anos de gestão e irão atuar com 40h semanais em dedicação exclusiva distribuído nos turnos de funcionamento da escola.

Entre os requisitos, o candidato deve ter cumprido o período probatório de três anos. O profissional também não deve estar na fundação de diretor ou coordenador da escola nas duas últimas gestões e não estar em fase de aposentaria dentro dos próximos dois anos.

De acordo com o edital, as inscrições ocorrem de 16 a 25 de novembro na sede da Secretaria Municipal de Educação, anexo à Prefeitura, das 8h às 11h e das 14h às 18h.

O certame prevê a aplicação da prova escrita de conhecimentos gerais para os cargos de diretor e/ou coordenador e a análise e contagem de pontos do currículo.