Distrito do Buriti receberá mutirão de serviços gratuitos de saúde, documentação e cidadania

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

O Distrito do Buriti (90 km de Alto Araguaia) recebe na próxima segunda-feira, 11 de abril, o Mutirão Rural com dezenas de serviços gratuitos à população. A ação organizada pela Prefeitura de Alto Araguaia (415 de Cuiabá) através das secretarias municipais, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural e parceiros, é uma oportunidade para quem precisa atualizar documentos, realizar exames preventivos, testes rápidos de saúde e obter informações sobre direitos do cidadão.

A ação terá atendimento oftalmológico com disponibilização de 100 óculos pelo município, atendimento odontológico com entrega de kit de higiene bucal e atendimento médico. Também será possível atualizar o ciclo vacinal contra a covid-19, realizar testes rápido de HIV e hepatite e aferir pressão.

A comunidade terá oportunidade de emitir documentos, como Identidade (RG), Título de Eleitor, reservista, Cadastro CadÚnico e Bolsa Família, Carteira do Idoso, 2ª via de Certidões de Nascimento, Casamento e óbito. O mutirão contará também com plastificação de documentos, foto 3x4, corte de cabelo, bazar de roupas, orientações jurídicas, entre outros serviços.

De acordo com o prefeito Gustavo Melo, a ação é importante por reunir várias áreas de serviço e gerar mais conforto para o cidadão. “O morador não precisa se deslocar até a cidade. Estamos preparando toda uma estrutura e uma grande equipe para melhor atender. É uma prestação de serviço que iremos solucionar problemas comuns e promover mais saúde”, destaca.

Para garantir e facilitar o acesso aos serviços públicos para a população, o Mutirão Rural conta com 17 parceiros. Entre eles, Poder Judiciário, Governo de Mato Grosso, Cejusc, Politec, Cartório de 1º Ofício, Cartório de 2º Ofício, Cras, Creas, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Ministério Público, Defensoria Pública, Cartório Eleitoral, Detran e Sicredi.