Dia D de vacinação antirrábica acontece neste sábado em Alto Araguaia; veja pontos

Por Réulliner Rodrigues | Assecom/AIA

Neste sábado (01) acontece o Dia D de Vacinação Antirrábica em Alto Araguaia (MT). A mobilização será em seis pontos fixos da cidade das 8h às 17h (horário de Brasília) sem intervalo para o almoço. A vacina é gratuita e obrigatória para cães e gatos com mais de três meses, incluindo fêmeas que estiverem no cio ou amamentando.

Segundo a Secretaria de Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental, cerca de 5.050 animais devem receber a vacina, sendo 4.200 cachorros e 852 gatos. Os pontos de vacinação na zona urbana se concentram na quadra de esportes Antônio Farias da Costa (Bairro Boiadeiro), Praça da Matriz (Centro), PSF do Bairro Gabiroba, Rodoviária Municipal (Bairro Aeroporto), Parque de Exposições (Bairro Professora Maria das Graças) e no salão da igreja católica do Jardim Novo Araguaia.

A principal medida de prevenção da raiva, uma zoonose com 100% de letalidade, é a vacinação. Com início em agosto, a campanha foi realizada em toda a zona rural de Alto Araguaia por conta do período chuvoso. Durante todo o mês de setembro, a vacinação terá continuidade no município.

Neste ano, a campanha conta com apoio do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), onde os alunos em período de estágio irão acompanhar a imunização. Na ocasião, os acadêmicos farão orientações preventivas e realização uma avaliação previa da saúde do animal.

CUIDADOS NA HORA DE VACINAR - Para uma imunização com segurança, é indispensável que os proprietários levem os cachorros nas coleiras. Animais de grande porte ou agressivos devem utilizar focinheiras. Já os gatos devem estar envolvidos em toalhas ou outro material para proteção. Os animais não devem ser encaminhados por crianças. Com está medida a proteção dos proprietários e vacinadores é garantida.