logo

Dia D de imunização contra o sarampo acontece dia 07 de março em Alto Araguaia


Por Monique Esposito (Estagiária) | Assecom

676 Acessos

Dia D de imunização contra o sarampo acontece dia 07 de março em Alto Araguaia

O dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), em Alto Araguaia (MT) será realizado no dia 07 de março. O calendário foi informado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), onde a vacina também está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A campanha segue até o dia 13 de março.

O público alvo da primeira etapa são crianças e jovens de 05 a 19 anos. Com intuito de bloquear a circulação do vírus sarampo e proteger os grupos mais ameaçados pela doença no país, a imunização é fundamental para evitar contrair o vírus.

Conforme alerta o coordenador da Atenção Básica de Saúde, Cleomar Vilela Rodrigues, a vacina está disponível diariamente nas UBS do município. ‘O sarampo é uma doença grave e pode levar a morte, tivemos um surto no sul do Brasil, no Mato Grosso tivemos poucos casos, mas nós temos que continuar vacinando”, pontua.

Ainda, segundo o coordenador de Atenção Básica de Saúde, todos os adultos precisam ter no mínimo uma dose. Adultos até 29 anos necessita ter duas doses, enquanto que de 30 a 59 anos basta uma dose. Crianças seguem o calendário de vacinação.

Para vacinar ou sanar dúvidas basta procurar uma das cinco Unidades Básicas de Saúde munido da caderneta de vacinação. As UBS funcionam das 07h as 11h e das 13h às 17h. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação é segura e seu resultado não se resume a evitar doenças, mas em salvar vidas.

A DOENÇA - O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e contagiosa, que pode evoluir com complicações levando a óbito, sobretudo em crianças desnutridas e menores de cinco anos. A transmissão acontece de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema em até quatro dias depois.