Definidos os representantes de Alto Araguaia nos Jogos Regionais em Rondonópolis

Dos 141 municípios de Mato Grosso, Alto Araguaia foi o primeiro a assinar o convênio de cooperação técnica para inscrição de pequenos produtores no Cadastro de Produtor Primário [caption id="attachment_20958" align="alignright" width="351"]DSC02412 Prefeito Maia Neto e o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar Meraldo de Sá durante assinatura do termo de cooperação técnica[/caption] Alto Araguaia, MT – A gestão eficaz implantada pelo prefeito Maia Neto (PR) em consonância com sua equipe, colocaram Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) como o primeiro município de Mato Grosso a assinar convênio para inscrição de produtores rurais da agricultura familiar no Cadastro de Produtor Primário (CPP). A assinatura deu-se na manhã desta quinta-feira (30/05) na Câmara de Vereadores. O convênio foi assinado entre o prefeito Maia Neto e o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Meraldo Figueiredo de Sá. A parceria firmada entre Estado e município garante ao pequeno produtor uma nova alternativa de renda ao possibilitar a exploração de novos mercados para comercialização de produtos da cadeia primária como hortaliças e legumes. Em Mato Grosso, a agricultura familiar representa 74% dos produtores rurais existentes no Estado. O Cadastro de Produtor Primário (CPP) propõe a regulamentação e normatização para concessão de Inscrição Estadual, em nome de pessoa física, ao produtor primário que explore estabelecimento agropecuário beneficiário da reforma agrária. Com a assinatura do convênio de cooperação técnica, os pequenos produtores rurais primários já podem solicitar sua inscrição no CPP junto a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAPA). “O termo flexibiliza a vida do pequeno produtor. Esse cadastro era centralizado na Sedraf em Cuiabá e nosso propósito é descentralizar as ações da secretaria. É determinação do governador Silval Barbosa que as ações da secretaria cheguem ao pequeno produtor para fortalecimento da agricultura familiar. Tenho certeza que vamos fazer muitas parcerias com Alto Araguaia em equipamentos e recursos para fortalecermos aqueles que mais precisam. O grande produtor rural consegue caminhar com as próprias pernas, mas o pequeno precisa de incentivo”, destacou Meraldo. O secretário ainda destacou o pioneirismo de Alto Araguaia ao se tornar o primeiro município de Mato Grosso a assinar o convênio de cooperação técnica do Cadastro de Produtor Primário (CPP). “Larga na frente e mostra exemplo em nível de Estado de Mato Grosso, mas consequentemente levaremos a todos os municípios e possibilitaremos uma maior adesão da classe produtora a esse grande programa do Governo do Estado”, disse. “É um convênio de fortalecimento da agricultura familiar ao promover facilidades na comercialização de seus produtos. Agora basta ir à Secretaria de Agricultura e buscar informações para comercialização de seus produtos primários. Esse convênio vai facilitar a vida do produtor, que terá sua inscrição estadual para comercializar seus produtos”, explicou Dimas Gomes Neto, secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAPA). O prefeito Maia Neto (PR) destacou o empenho de sua equipe para garantir a assinatura do convênio. “Implantamos um trabalho sério e coeso e quem ganha é a população de Alto Araguaia. Hoje o grande beneficiado é o produtor rural que poderá comercializar seus produtos junto a outros órgãos e instituições com o Cadastro de Produtor Primário”, frisou.