Cursos de inclusão digital, operador de computador, associativismo e informática básica estão disponíveis em Alto Araguaia

Por Kátia Nabiane (Estagiária) | Assecom AIA

Os cursos gratuitos de Inclusão digital, operador de microcomputador, associativismo e cooperativismo, informática básica word/excel estão com vagas disponíveis em Alto Araguaia (MT). De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), são 115 oportunidades e as inscrições encerram no dia 31 de julho. Os cursos são promovidos por meio de cooperação-técnica firmada entre a prefeitura do município e as instituições SENAR, SENAI e Sindicato Patronal Rural.

As vagas são para jovens e adultos com idade entre 14 e 59 anos, com ou sem carteira assinada. As famílias atendidas pelas políticas públicas de assistência social do município, como Bolsa Família, Feijão no Fogo, Pró- família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), têm número de vagas reservado para qualificação profissional.

A secretária de Assistência Social, Priscila Dourado, reforçou a importância de se capacitar. “Os cursos são gratuitos. As pessoas receberam os materiais didáticos e uniformes evitando assim qualquer gasto com a qualificação. É uma oportunidade de se profissionalizar, uma vez que o mercado de trabalho está cada vez mais acirrado e competidor”, disse.  Dourado reforçou ainda que os usuários de programas sociais façam a inscrição e cumpram as condicionantes para não ter o benefício suspenso.

As matrículas são realizadas no Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS TRABALHO), anexo à Secretaria de Assistência Social, aos fundos da Igreja Matriz. É necessário cópia e apresentação dos originais do RG, CPF, comprovante de endereço (do mês atual), comprovante de escolaridade para efetuar a matrícula, e o número NIS. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis, que por sua vez, também devem apresentar documentos pessoais.

Mais informações podem ser obtidas no telefone (66) 3481-2294.