logo

Cras realiza 1° Dia das Gestantes; evento faz parte do Programa Cegonha Araguaiense


Por Aline Almeida (Estagiária) | Assecom AIA

707 Acessos

Cras realiza 1° Dia das Gestantes; evento faz parte do Programa Cegonha Araguaiense

Com políticas públicas sociais e de saúde, o Programa Cegonha Araguaiense deu mais um passo em direção as orientações das futuras mamães. As gestantes se reuniram nesta quinta-feira (22), no Centro de Referência e Assistência social (Cras), para o primeiro “Dia das Gestantes”. A iniciativa será continuada com encontros todas as quintas, das 14h às 16h, onde também haverá transporte com saída nos PSFs a partir da 13h.

Os encontros visam trabalhar oficinas de artesanato para a chegada dos pequenos, com lembrancinhas de recém-nascidos e objetos de decoração do quarto. Também serão ministradas palestras sobre os primeiros cuidados com os bebês, como a cicatrização do umbigo, troca de fraudas, cuidados no banho e arroto dos recém-nascidos.

“Além do social, nós estamos oferecendo saúde para estas mulheres. São políticas públicas voltadas a beneficiar quem de fato precisa de apoio”, ressalta a primeira dama e secretária de Assistência Social, Priscila Dourado Martins.

A mamãe de segunda viagem, Lucilene Carvalho Campos, conta que só soube da importância do leite materno na segunda gestação, e que pretende amamentar mais o próximo filho. “Enquanto leite tiver, eu vou dar”.

Ainda durante o evento, foram distribuídos kits maternidade para algumas mamães. Ana Paula Cardoso, conta que no oitavo mês de gestação, aguarda ansiosa a chegada da quinta filha. “Esse kit chegou em uma hora que veio a calhar e abençoar”, completou.

O PROGRAMA- Desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social (Seads) em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), e Secretaria de Saúde (SMS), o programa oferece acompanhamento em todas as fases materna da mulher com orientações de planejamento familiar, prevenção do câncer de mama e de colo do útero, gravidez de risco, oficinas de capacitação, importância do pré-natal, nutrição da mãe, aleitamento materno, entre outros.

Para participar do programa, é necessário realizar um cadastro no Cras. Após o oitavo mês de gestação, as mães que participaram das oficinas e das palestras, receberão um kit com com macacão, luva, meia, body, cueiro, frauda e bolsa de vinil, para auxiliar na chegada das crianças.