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CRAS – Centro de Referência de Assistência Social


Orgão
Centro de Referência de Assistência Social - CRAS
Tipo de serviço
presencial
E-mail principal
cras@altoaraguaia.mt.gov.br

Oferece serviços como Cadastro Único, BPC, Carteira Federal do Idoso, Carteira do Autista, Passe Livre, BPC na Escola, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e Programa Criança Feliz.

Por Admin

O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social sendo responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social do município e, para tanto há diversos programas e conta com as atividades desenvolvidas pela Equipe de Proteção Especial e pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo - SCFV 
MEIOS DE ATENDIMENTO 

E-mail: cras@altoaraguaia.mt.gov.br 
Telefone: 66 3481 – 3037 
Presencial 
LOCAL E HORÁRIO DE ATENDIMENTO 
Rua Vereador João Ferreira Neves, s/n, Nossa Senhora Aparecida- Alto Araguaia/MT 
Atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h e das 13h às 17h (Brasília) 

PROGRAMAS 

Cadastro Único: Objetivo incluir socialmente famílias de baixa renda, é a principal forma de entrada para ter acesso a programas do governo Federal e políticas públicas: Sendo alguns deles, Auxilio Emergencial do governo Federal, Bolsa Família, Carteira do Idoso, ID Jovem, Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa Minha Vida, acesso ao programa Acessuas Trabalho. 
BPC – Benefício de Prestação Continuada: É a garantia de um salário mínimo mensal à  pessoa com deficiência e ao idoso que comprovadamente, não possuem meios de  prover  à própria manutenção, necessário estar cadastrado no Cadastro Único, laudo médico, se for solicitação para deficiente, RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante de endereço. 
Carteira Federal do Idoso: Direito ao idoso ao transporte interestadual gratuito (duas vagas por veículo) ou desconto de 50% (cinquenta por cento), no valor da passagem por pessoa, com renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos, necessário estar cadastrado no Cadastro Único. 
Carteira do Autista: Emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), garante prioridade de atendimento em serviços públicos e privados, apresentar os documentos cópia da certidão de nascimento, ou RG, CPF, tipagem sanguínea, comprovante de endereço, foto 3x4 e laudo médico. 
Passe Livre: Gratuidade nas viagens interestaduais de ônibus, barco, ou trem. Possuem direito pessoas carentes, com deficiência física, mental, auditiva, visual, doença renal, crônica ou ostomia, apresentar documentos do solicitante e acompanhante se for o caso, RG, CPF, laudo médico, foto 3x4, comprovante de endereço. 
BPC na Escola: Desenvolve ações intersetoriais, visando garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência, público de 0 a 18 anos, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) 
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família: Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria na qualidade de vida. 
Programa Criança Feliz: Fortalecer os vínculos e as competências das famílias para o cuidado das crianças desde a gestação aos 06 anos de idade. 
 

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