Convênio entre prefeitura e Sindicato Rural garante entrada franca na 1ª Copa Araguaia Três Tambores e Team Roping

Prefeito sancionou a Lei n° 4.040/2018 e deve assinar nos próximos dias o convênio de incentivo financeiro ao evento

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

A prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) e o Sindicato Rural devem firmar nos próximos dias convênio de cooperação financeira no valor de R$ 40 mil para realização da 1ª Copa Araguaia Três Tambores e 1ª Copa Araguaia Team Roping dias 16 e 17 de junho no Parque de Exposições Silvio José de Castro Maia. A parceria será possível após o prefeito Gustavo Melo (PSB) sancionar a Lei n° 4.040/2018. A proposta foi apreciada e votada pelo Câmara de Vereadores.

A parceria garante portões abertos à comunidade nos dois dias do evento, que terá uma cavalgada no dia 15 de junho, saindo do Espaço Náutico Altair Machado de Oliveira, no Bairro Beira Rio com destino ao parque de exposições. O primeiro passo para quem irá desfilar com o animal no evento é colocar em dia a documentação e exames, conforme exige o Instituto de Defesa Agropecuário de Mato Grosso (Indea-MT). Parte dos recursos do convênio, R$ 10 mil, será destinada para realização de exames de mormo, anemia, vacina contra gripe, entre outras. O objetivo é se adequar às exigências. O investimento é visto como importante pela Secretaria de Agricultura local, principalmente para obter informações sobre a sanidade dos animais, algo inédito no município.

Outra fatia dos recursos, R$ 30 mil, será para custear a premiação estimada em mais de R$ 40 mil. O Sindicato Rural terá 30 dias para promover a prestação de contas do convênio à prefeitura. A estrutura para receber os competidores e público em geral deve receber cerca mais R$ 40 mil de investimento por parte dos organizadores.

O prefeito Gustavo Melo explicou que estava previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias do município (LDO) de 2018, repasse de R$ 200 mil para o Sindicato Rural visando a realização da Exposição e Feira Agropecuária local, a EXPOAIA. A entidade, porém, decidiu não realizar o evento neste ano, fato recorrente em vários municípios do País. Diante do cenário, foi proposta a realização da 1ª Copa Araguaia Três Tambores e 1ª Copa Araguaia Team Roping com portões abertos.

“Desta forma o município em vez de gastar R$ 200 mil com exposição, repassará R$ 40 mil com esse evento, que além de tudo terá entrada franca. A prefeitura, como forma de contribuição em conjunto com a Câmara, efetuará este convênio com o Sindicato. É uma festa voltada ao lazer, entretenimento e que a população deve aproveitar bastante”, disse o prefeito.