Conselho de Turismo se reúne e debate ações para impulsionar setor em Alto Araguaia

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

Impulsionar e desenvolver o turismo no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) com aproximação do empresariado com o poder público. Essa é a principal proposta do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O assunto foi debatido no primeiro encontro de 2018 nesta quinta-feira (12), na sala de reuniões da Prefeitura. Integram o conselho, que tem vigência por dois anos, representantes do Poder Executivo, Poder Legislativo, segmento turístico e empresarial, do setor de artesanato e várias entidades de classe.

A definição dos novos conselheiros ocorreu em reunião realizado em 20 de dezembro de 2017. A missão da entidade e seus membros é articular ações visando criar condições para o incremento, desenvolvimento e crescimento da atividade turística no município, afim de fortalecer o setor, atrair turistas e consequentemente gerar emprego e renda para comunidade por meio da exploração de pontos turísticos locais.

Na primeira reunião deste ano, as discussões foram centralizadas em eixos de ações que imediatamente serão desenvolvidas pelos membros do Comtur. Os representantes debateram assuntos como a regularização da entidade, incluindo aprovação do regimento, solicitação de CNPJ e abertura de conta bancária para captação de recursos para investimentos na área.

Na pauta de discussões, os membros também debateram a execução de projetos de engenharia para melhorar o acesso a pontos turísticos próximos à área urbana como a Orla, às margens do Rio Araguaia, o Estreito dos Malaguetas, Cachoeira dos Padres e a conhecida Cachoeira Fillinto Muller, também no Rio Araguaia, no Setor da Cohab. Para estes investimentos, o Comtur já conta com um aporte financeiro de R$ 200 mil, obtidos junto ao Ministério Público.

O IX Forum Regional de Turismo Domo do Araguainha, que será realizado em Alto Araguaia no dia 02 de fevereiro, também compôs as discussões dos integrantes do Comtur. Eles querem aproveitar a presença de representantes de oito municípios da região para mostrar o trabalho já empreendido, apresentar os pontos turísticos da cidade e difundir o turismo de forma regional. A ex-deputada Teté Bezerra (PMDB), secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, do Ministério do Turismo, participará o evento.

O presidente do Comtur, Fabrício Cervo, qualificou a reunião como positiva e ressaltou o envolvimento de todos os membros da entidade no encontro. “A reunião foi muito proveitosa. Deliberamos assuntos importantes na área do turismo. Nosso objetivo é alavancar esta área, que é muito importante para a economia”, disse.

A secretária municipal de Educação, Esportes, Cultura, Turismo e Lazer, Katia Almeida, também ressaltou a efetiva participação dos membros do Comtur. A titular da pasta acredita que o grande desafio é justamente alavancar o turismo na cidade. “Todos os segmentos têm a ganhar com o turismo em Alto Araguaia. Temos belezas naturais únicas e um potencial gigantesco”, ressaltou.

O CONSELHO - O Comtur possui 14 membros, entre representantes do Poder Público, como da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer; Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Administração; Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e representante do Poder Legislativo Municipal. Da sociedade civil, fazem parte representantes da Casa do Artesão, Rotary Clube, Associação Macônica, hotéis, bares e restaurantes, Associação Comercial e Empresarial (Aceaia), guia turístico e a Associação Cultural e Ecológica Nascentes do Araguaia (ACENA).