Conselho da Criança fará novo leilão nesta quinta-feira em Alto Araguaia

Conselho da Criança fará novo leilão nesta quinta-feira em Alto Araguaia
Lideranças locais, deputados estaduais e representantes da Unemat tem novo encontro previsto para dia 13 de novembro para apresentação de propostas de fortalecimento [caption id="attachment_24995" align="alignright" width="319"]DSC_1928 Autoridades locais e do Estado com representantes da Unemat em reunião na sede da FAPEMAT[/caption] Cuiabá, MT – Mais uma vez a situação do campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) esteve no centro das atenções. Em reunião na tarde desta terça-feira (20/10) na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa em Mato Grosso (FAPEMAT) o prefeito Maia Neto (PR), deputados estaduais, vereadores locais, reitor Adriano Silva, professores e corpo técnico da Unemat mantiveram intenso diálogo para buscar o fortalecimento da instituição. O principal objetivo é a manutenção dos atuais cursos (jornalismo, letras e computação), bem como a vinda de outro curso, seja ele engenharia elétrica ou agronomia. O encontro, inicialmente, aconteceria em Cáceres, mas foi transferido de última hora. Após quase uma hora e meia de reunião, ficou acertado para o próximo dia 13 de novembro um novo encontro também em Cuiabá. A pauta desta vez será a apresentação de mecanismos para o fortalecimento dos atuais cursos em Alto Araguaia que sofrem pela baixa demanda, bem como a apresentação de propostas para beneficiar os alunos com moradia e alimentação universitária para os cursos atuais, bem como para futuros acadêmicos dos cursos que poderão vir o município já a partir de 2014. O assunto será tratado diretamente com membros da organização máxima da universidade, o Conselho Universitário (Consuni), que também contou com representantes na reunião. O presidente da comissão é o professor Rodrigo Zanin, que deixou claro que a possível migração dos cursos de Alto Araguaia para Rondonópolis não significa o fechamento do Campus da cidade. O prefeito Maia Neto (PR) voltou a afirmar que a prefeitura local “é parceira da Unemat” e colocou como proposta a criação de uma casa do estudante universitário com cerca de 90 vagas, bem como a disponibilização de um restaurante universitário com alimentação a preços acessíveis e um plano de divulgação dos cursos para fortalecimento do campus local. “Para termos uma universidade cada vez mais forte. Estaremos novamente nesta reunião para tratar deste assunto tão importante que é o fortalecimento da Unemat. Vamos fazer o que for preciso e possível por parte da prefeitura. Vamos lutar por uma universidade cada vez mais forte. Esta é minha mentalidade, é também dos vereadores que aqui estiveram, da comunidade representada por todos os segmentos. Vamos estar juntos, prefeitura e Câmara, para fortalecer o campus de Alto Araguaia”, garantiu. O deputado estadual Ondanir Bortoline, o Nininho (PR) classificou o encontro como “importante”, pois o objetivo foi buscar uma solução para viabilização do campus da Unemat de Alto Araguaia. “Essa parceria entre prefeitura e Câmara de vereadores mostra a preocupação do Poder Público em fortalecer a Unemat. Agora tem que se elaborar uma proposta para ser apresentada no dia 13 e que se chegue a uma solução definitiva para a Unemat de Alto Araguaia”, disse. O reitor Adriano Silva disse que “o que se discute coletivamente é positivo”, mas afirmou que qualquer decisão sobre migração de cursos para Rondonópolis, o que muito se discute atualmente, bem como a possibilidade de propostas para o fortalecimento da Unemat em Alto Araguaia, compete e tem que ser levada ao Conselho Universitário. “O que temos que fazer agora é discutir uma proposta viável e apresentar ao Consuni”, resumiu. O reitor explicou durante o encontro que toda decisão sobre criação e migração de cursos tem como premissa um estudo que foca o gasto público como eficiência. Também participaram da reunião os deputados estaduais J. Barreto, Mauro Savi (ambos do PR); Zé Domingues Fraga e Airton Português (ambos do PSD); vereadores Sylvia Maia Santos (PTB): Gustavo Melo (PSD); Jorge Melo e Anderson Borges (ambos do SDD); Marcos Aurélio da Silva e Rosimeiry Lopes (ambos do PR); Evanilson Fagundes, Marilzan Nunes da Costa, Guilhermino Berigo e Nelcy Pio Peron (todos do PT). Durante o encontro, também foi entregue ao reitor da Unemat Adriano Silva, bem como aos cinco deputados estaduais o documento (abaixo assinado) intitulado “a favor da reestruturação do Campus da Unemat de Alto Araguaia” assinado por diversos professores, técnicos e demais autoridades locais.