Alto Araguaia, MT – A prefeitura do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) possibilitou à comunidade local e até de outras cidades da região um leque se serviços com a realização do Mutirão da Cidadania concentrado na Escola Municipal José Inácio Fraga no último dia 17 de novembro. E nesta terça-feira (28/10), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e demais parceiros, fecharam o relatório que apontou um total de 849 atendimentos em 14 frentes de atuação.
O mutirão foi realizado numa parceria firmada entre a prefeitura e vários outros órgãos. Entre eles, Polícia Judiciária Civil, Secretaria Municipal de Saúde; Cartório de Registro Civil; Secretaria de Fazenda; Junta de Serviço Militar; serviços Sociais com Acessuas Trabalho, CRAS; Defensoria Pública; Sistema Nacional de Emprego (SINE), entre outros, além da possibilidade de os beneficiados pelo mutirão cortar o cabelo, tudo de forma totalmente gratuita.
OS SERVIÇOS PARA A COMUNIDADE
Com as parcerias foram ofertados serviços como cadastro no Programa Bolsa Família; alistamento militar; cadastro de pessoa física (CPF); emissão da carteira de identidade (RG) e de trabalho (CTPS); aferição da pressão e glicemia; impressão de fotos 3x4; orientação sobre CadÚnico, Bolsa Família e CRAS; orientações relacionadas à Defensoria Pública; possibilidade de qualificação com cursos ofertados gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Acessuas Trabalho, além do parcelamento de dívidas com conta de água com a Divisão de Água e Esgoto (DIVAES) e solicitação para emissão da segunda via da certidão de nascimento.
Residente no Bairro Aeroporto, Cláudio Madureira, 37 anos, aproveitou para solicitar a emissão da reservista. “Ouvi no rádio sobre o mutirão que era tudo de forma gratuita e como eu não tinha reservista vim solicitar para ficar em dia com o Serviço Militar. Além disso, é um documento importante, pois sem ele também ficamos impossibilitados de até conseguir um emprego. Foi uma excelente oportunidade. E eu aproveitei”, disse. Com o serviço possibilitado pelo Mutirão da Cidadania, Cláudio Madureira economizou R$ 8,00 com a taxa de reservista, visto que todas as ações previstas são gratuitas à comunidade.
[caption id="attachment_29677" align="alignleft" width="220"]
Diversos serviços foram levados à comunidade por meio do Mutirão da Cidadania[/caption]
“Cidadania e inclusão social são os princípios norteadores do Mutirão da Cidadania. Ofertamos diversos serviços e a comunidade local e até de outros municípios entenderam o nosso chamamento. Realizados 849 atendimentos no computo geral das nossas ações”, salientou Sandra Paniago, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social de Alto Araguaia.
OS SERVIÇOS E NÚMEROS DE ATENDIMENTOS
O relatório de fechamento dos serviços prestados pelo Mutirão da Cidadania apontou que foram possibilitados um total de 849 atendimentos em um único dia. De acordo com relatório divulgado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social foram 78 atendimentos de corte de cabelo; 54 cadastramentos de pessoas físicas (CPF); 105 emissões de carteira de identidade (RG) e outras 54 carteiras de trabalho; 15 alistamentos militar; 28 atendimentos para aferição de pressão arterial e glicemia; 235 impressões de fotos 3x4; um total de 130 atendimentos de orientação sobre CAD único, Bolsa Família e CRAS; outros 25 atendimentos de orientações relacionadas a Defensoria Pública. Instituições como SENAI, SENAR e Acessuas Trabalho garantiram mais 120 atendimentos. Já a DIVAES garantiu o parcelamento de dívida de contas de água a 15 moradores assim como a solicitação de segunda via de certidão de Nascimento.
“Nossa avaliação é muito positiva. O prefeito Maia Neto deu total respaldo para nosso trabalho e o resultado foi muito expressivo. Oferecemos diversos serviços à comunidade. Agora é importante que todos fiquem atentos e procurem a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social para a retirada destes documentos. No Mutirão que realizamos ano passado muitas pessoas ainda não retiraram. Fica o alerta: a prefeitura oferece os atendimentos, mas é imprescindível que as pessoas atendidas voltem para retirar a documentação”, reforça a secretária Sandra Paniago.
O coordenador do Acessuas Trabalho em Alto Araguaia, Ademilson Lopes, fez uma avaliação positiva das ações desenvolvidas pelo órgão. Conforme o relatório, foram garantidos 120 atendimentos a moradores locais relacionados a informações e serviços voltados ao mercado de trabalho.
"Considero que foi positiva a nossa primeira participação no Mutirão. O Acessuas é um programa criado há pouco tempo, por isso é natural que muitas pessoas não o conheçam ainda. Apresentamos-nos aos araguaienses e tivemos a oportunidade de auxiliar a população na busca de emprego, na elaboração de currículos, encaminhamento para cursos e orientações gerais sobre como conquistar sucesso no mercado profissional. Outra coisa que me deixou muito contente, foi o sucesso com a oficina de vídeos, novidade no mutirão. Com vídeos e filmes de animação, conseguimos passar com facilidade bons princípios para muita gente, principalmente para as crianças", detalhou o coordenador.
Informações à imprensa:
Marcos Cardial – Assessoria de Imprensa
Contato: cardialsouza@gmail.com
(66) 9951-3010/9207-7767
www.altoaraguaia.mt.gov.br