Concluída concretagem da ponte mista sobre o Rio Araguainha na MU-45

A nova estrutura dará lugar à antiga e problemática ponte de madeira construída em 1951.

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

Concluída concretagem da ponte mista sobre o Rio Araguainha na MU-45

O trabalho de concretagem da ponte mista (concreto e aço) sobre do Rio Araguainha, na MU-45, região do Vale do Araguainha foi concluído. Com mais essa etapa superada, a obra está praticamente 98% concluída. Restam agora mais duas etapas: é preciso que o cimento seja curado – termo técnico utilizado para secagem – e o encabeçamento da ponte. A construção da estrutura está sendo possível por meio de parceria público privada, as chamadas PPP’s, entre prefeitura do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) e produtores rurais da região.

A ponte terá 36 metros de extensão com cerca de 4,5 metros de largura e vai garantir mais segurança, agilizar o escoamento da produção e no caminho inverso assegurar a chegada de insumos. Uma das etapas que requereu mais atenção foi o lançamento das vigas de aço, duas no total com 24 metros de extensão cada uma. Para colocação dessa superestrutura foram necessários dois guindastes.

A nova estrutura dará lugar à antiga e problemática ponte de madeira construída em 1951, que já recebeu dezenas de reformas e sempre apresentou problemas estruturais. O prefeito Gustavo Melo (PSB) recorda que quando assumiu o mandato em 2017 a ponte já estava com passagem de peso limitada. O chefe do Executivo acredita que o investimento feito juntamente com os produtores representa um avanço significativo na infraestrutura da região que abriga grande rebanho bovino e pode se transformar na nova fronteira agrícola devido as terras férteis e propícia para o plantio de grãos.