logo

Comerciantes e empresários do setor turístico em Alto Araguaia devem realizar cadastro no Cadastur


Por Ana Clara Souza (Estagiária) | Assecom A

442 Acessos

Comerciantes e empresários do setor turístico em Alto Araguaia devem realizar cadastro no Cadastur

Comerciantes e empresários de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) ligados ao setor do turismo, devem realizar de forma gratuita o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). O prazo máximo sem prorrogação finaliza no dia 29 de março. A convocação é promovida por meio do Centro de Atendimento ao Empresário (CAE) e Secretaria de Educação, Esportes, Cultura, Turismo e Lazer.  

O cadastro é obrigatório para sete atividades do setor turístico sendo elas: meio de hospedagem, agência de turismo, parque temático, acampamento turístico, organizadora de eventos, transportadora turística e guia de turismo.

Com o Cadastur, empresas e profissionais são beneficiadas com divulgação e promoção em ações desenvolvidas por órgãos federais, participação em feiras, acesso a linhas de incentivo e programas promocionais do Estado, do município e da União.

ONDE CADASTRAR - O cadastro é gratuito e interligado ao banco de dados da Receita Federal, podendo ser efetuado eletronicamente no site do Ministério do Turismo, tornando o processo mais rápido e moderno. Ou até mesmo de forma manual na sala do CAE, anexo ao paço municipal de segunda à sexta-feira, das 13h às 18h (horário de Brasília).

A ação coordenada pelo CAE atende a normativa do Ministério do Turismo que visa ampliar o número de empresas e profissionais inseridos no Cadastur, além de informar sobre a legalidade como estratégia de visibilidade, promoção e respeitabilidade no mercado turístico.

O novo sistema visa ainda a regularização do setor em todo o país. A intenção é ampliar o número de adesões ao Cadastur na região do Araguaia e melhorar a segurança e a qualidade dos serviços prestados aos turistas. O selo que será entregue após o cadastro não atesta qualidade, mas confere à comerciante estabilidade profissional além de gerar renda para ele e para o município.