Por Lissa Izabely | Assecom AIA
3130 Acessos
O dia D da campanha Faça Bonito foi marcado com palestras de orientações para prevenção e denúncias contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O tema faz alusão à campanha Faça Bonito, onde durante todo o mês de maio, instituições buscam mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade na luta pelos direitos das crianças e adolescentes.
A ação realizada na Escola Estadual Plena Carlos Hugueney, através do Centro Especializado de Referência em Assistência Social (CREAS) com apoio do Ministério Público promoveu grande debate à cerca do tema.
“A equipe do CREAS está de parabéns pelo excelente trabalho que está sendo desenvolvido. Os pais ou responsáveis precisam estar atentos aos sinais das crianças ou adolescentes como a mudança de comportamento ouvindo, acolhendo sem questionar,” ressalta a Secretária de Assistência Social, Laura Missias.
A conselheira tutelar Claudia Parula Moreira explica o porquê a campanha é tão importante não apenas no mês de maio, mas durante todo o ano. “A campanha Faça Bonito alcançou todas as escolas do município. Para as crianças menores levamos de forma lúdica maneiras de como proteger o seu corpo contra abusadores e as formas de denúncia. O conselho tutelar é importante pois recebe e acolhe as denúncias e na maioria das vezes o abusador se encontra dentro de casa. É preciso estar atento”, destaca.
De acordo com o CREAS, as ações serão estendidas nas escolas da zona rural do município.
CANAIS DE DENÚNCIA – Caso tenha conhecimento da violação dos direitos das crianças e adolescentes, você pode fazer denúncia anônima através dos contados: Conselho Tutelar, (66) 99611-9542 ou (66) 3481-1889; Polícia Militar pelo 190 ou (66) 99680-9744; e ainda pelo Disque 100, Direitos Humanos.