Combate à dengue é tema de orientações nas escolas da rede pública e privada em Alto Araguaia

Por Monique Esposito (Estagiária) | Assecom

Alunos da rede pública e privada de ensino de Alto Araguaia recebem orientações sobre combate à dengue. As atividades são executadas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que objetiva conscientizar crianças e adolescentes e, consequentemente à família para os cuidados diários em casa. A campanha reforça as ações empreendidas pela prefeitura do município, como limpeza de quintais e terrenos, orientações in loco aos moradores, coleta de amostragem de larvas e notificações de proprietários com terrenos sujos.

Nas palestras é enfatizado para os alunos as formas de prevenção, de como manter os quintais limpos, os sintomas para reconhecer tanto a Dengue, quanto o Zika Vírus e Chikungunya.

A professora de biologia, Lidiane Maria Queiroz, qualifica o momento como fundamental para luta contra as doenças.  “É como eles disseram: Porque achamos que já sabemos tudo sobre a dengue e os casos continuam aumentando!? É um trabalho muito importante porque as vezes uma simples tampinha de garrafa jogada no chão pode se transformar em morada para as larvas se proliferarem”, enfatiza.

O aluno da Escola Plena Carlos Hugueney, Mateus Marques, diz que com a palestra conseguiu adquirir conhecimento sobre as causas e consequências da dengue, a classificação da dengue hemorrágica e também como se prevenir contra o mosquito.  “O que aprendi não só posso colocar em prática, como posso expandir para outras pessoas. Temos que exterminar qualquer tipo de foco do mosquito e impedir que ele se reproduza”, afirma.

A ação teve início nesta semana no Colégio Objetivo, Escola Estadual Maria Auxiliadora, Carlos Hugueney e José Inácio Fraga. Na próxima semana as demais unidades da rede municipal e estadual de ensino devem receber a equipe.